Sotaque português no Vasco da Gama
Um clube cujo nome é uma homenagem ao navegador português Vasco da Gama, que descobriu o caminho marítimo para a Índia e cuja incorporação, em 1915, do clube de futebol Lusitânia, deu origem à formação da primeira equipe de futebol do Club de Regatas Vasco da Gama, tem em seu DNA, o sotaque do português cerrado do continente europeu.
Pode ficar ligado a todos os calendários, provas e resultados do Vasco, do Brasileirão e de ligas europeias fazendo o betway download do aplicativo, com todas as novidades de futebol e outras modalidades.
É verdade que o fluxo de jogadores acontece, maioritariamente, em sentido inverso. Ou seja, os jogadores brasileiros continuam a ir para a Primeira Liga, em Portugal. Muitos deles com o sonho de chegar a grandes clubes europeus, da Premier League Inglesa ou da La Liga Espanhola. Ainda assim, uns quantos futebolistas fizeram o caminho contrário e deixaram Portugal para no Brasil, em especial no Vasco da Gama.
Fernando Augusto
Nascido em Trás-os-Montes, Portugal, emigrou com os pais para o Brasil ainda jovem e integrou os juvenis do Botafogo. Passou pelas equipes principais de Bangu e Ferroviário, antes de chegar ao Vasco da Gama, em 1966. Dois anos depois, integrou a equipe técnica do Vasco da Gama e, em 1970, conduziu o clube a campeão do Campeonato Carioca, título que perseguia há anos.
Pode saber mais sobre desempenhos, estatísticas e títulos de jogadores, em sites como a Betway, que acompanham todas as provas nacionais e internacionais.
Fernando Peres
É certo que a passagem de Fernando Peres pelo Vasco da Gama foi curta: apenas uma temporada, em 1974. O jogador, nascido em Lisboa, e com um percurso brilhante em alguns dos maiores clubes portugueses, foi para o Brasil e integrou o time do Gigante da Coluna tempo suficiente para conquistar o Campeonato Brasileiro, nesse ano.
José Júnior (Lito)
Nasceu em Luanda e integrou o Setúbal e o Braga, em Portugal. Teve uma curta passagem pelo Vasco, em 1979, regressando a Portugal para representar, até 1985, o Sporting.
José Dominguez
Nascido em Lisboa, o jogador chegou ao clube em 2005, em fim de carreira. O Vasco da Gama foi, aliás, o último clube que José Dominguez integrou, depois de ter passado pelo Sporting, Tottenham, Kaiserslautern e Al-Ahli.
Como se verifica, a quantidade de nomes de jogadores portugueses na história do Vasco da Gama é muito reduzida, e, na maioria, experiências mal sucedidas, onde os futebolistas acabaram por ficar menos de um ano. É curioso, se tivermos em conta que a agremiação foi fundada por remadores portugueses e luso-descendentes, homenageando os 400 anos da viagem de Vasco da Gama às Índias. Conheça os mais recentes jogadores do clube e outras informações, em sites especializados como a Betway.
Certo é que o que une Brasil e Portugal é bem mais do que o que os separa. Por isso, os dois países continuam a receber, de um lado e do outro do Atlântico, as suas gentes. Não só no esporte, como em todas as áreas da sociedade, a língua que une países, mesmo com sotaques diferentes, tem conseguido criar pontes.
Fonte: SUPERVASCO.COMMais lidas
- 2 Negociação entre Vasco e Marinakis entra em nova fase, segundo Diogo Dantas TOP
- 0 Barca do Vasco está prestes a ganhar mais um nome TOP
- 0 Visita de Marinakis e seu filho ao Rio pode fazer o Vasco 'sair na frente' TOP
- 0 Pedrinho impõe a novo investidor exigências para 'acordo saudável' TOP
- 0 Vasco estuda propostas de investidores árabes e europeus TOP
- 2 Postura de Payet gera insatisfação nos bastidores do Vasco TOP
- 2 Jogadores do Vasco querem um projeto esportivo bem planejado para 2025 TOP
- 0 A intenção de Pedrinho sobre vender a SAF do Vasco TOP
- 0 Nicola: 'Ele tem interesse em adquirir uma SAF no Brasil e o Vasco é...' TOP
- 1 Vasco tem interesse em Quintero? Pessoa do departamento assegura TOP