Categorias de base

Sorato destaca evolução do sub-20 e explica mudanças na defesa



Três meses e meio após disputar sua última partida no Campeonato Carioca, a equipe sub-20 do Vasco da Gama voltará a campo para jogar uma competição oficial. No próximo dia 15 de agosto, em Curvelo, cidade localizada no interior de Minas Gerais, o Gigante da Colina fará sua estreia na Taça Belo Horizonte contra o Goiás.

O cruzmaltino espera apresentar em seu primeiro compromisso tudo que trabalhou ao longo de todo o período de preparação. Além de dar alguns dias de férias para os jogadores, o clube de São Januário aproveitou o tempo sem jogos para recuperar os lesionados e melhorar os aspectos táticos, técnicos e físicos. Amistosos foram realizados com o objetivo de dar ritmo de jogo aos atletas, que chegaram até a enfrentar o time profissional:

- Tivemos um período longo de preparação. Tivemos o cuidado de trabalhar bem toda a parte física e todos os fundamentos, desde a parte técnica até a parte tática. Tudo isso foi trabalhado bastante. Agora é fazer pequenos ajustes. Fizemos vários amistosos e alguns jogos-treinos com o profissional. O Dorival Júnior quando chegou solicitou jogos-treinos contra o time sub-20. Ele quer ver os garotos de perto. Isso trouxe uma motivação muito grande para todos nós. Estamos com uma expectativa grande. Esperamos dificuldades por conta da chave que pegamos, mas esperamos também fazer uma grande competição - disse Sorato, treinador do time, ao programa \"Só dá Base\".

A defesa foi o setor que mais mudou nos últimos meses. Alguns atletas foram contratados e outros afastados. O critério utilizado pela comissão técnica foi a idade dos jogadores. Os que estão no último ano de categoria, jovens nascidos em 1993, perderam espaço para os mais novos, nascidos em 1994 e 1995. Isso aconteceu porque o Gigante da Colina utilizará os últimos meses do ano para formar uma equipe que possa fazer bonito na próxima Copa São Paulo (relembre):

- Tivemos uma melhorar num todo. A gente tinha carência na zaga não pela falta de qualidade, mas sim pela própria idade dos jogadores. Os titulares eram jogadores nascidos em 93, ou seja, atletas que estão no último ano de juniores. Como pensamos no ano que vem, começamos a trabalhar com jogadores mais jovens. É o caso do Kadu, que está retornando de lesão, e também dos que chegaram, casos do Kadu, do Alisson e do Sinval. Todos são jogadores mais jovens e com qualidade. A gente espera que eles possam se desenvolver bem. Eles já estão à vontade no clube e vem demonstrando até aqui muita qualidade. Isso é importante - afirmou o atual comandante do juniores ao programa \"Só dá Base\".

A delegação vascaína seguirá para Minas Gerais na próxima terça-feira (13/08) com 20 jogadores. O grupo tentará fazer com que o Vasco conquiste seu terceiro título da Taça Belo Horizonte. Os dois primeiros vieram em 1991 e 1992.

Leia também: Saiba quando o Vasco irá enfrentar seus rivais na Taça Belo Horizonte.


Já curtiu a FanPage do Blog Meninos da Colina?


Com informações do Programa \"Só dá Base/Só dá Vasco\".

Por Carlos Gregório Junior

Veja a reportagem no local de origem e confira mais matérias exclusivas sobre o Vasco.

Fonte: -