Futebol

Solidez defensiva cruzmaltina

Quando o assunto é defesa, dificilmente algum vascaíno vai querer se lembrar do ano passado. Além do rebaixamento, o Vasco registrou uma das piores defesas do Campeonato Brasileiro e o setor foi o seu principal ponto fraco na competição. No entanto, em 2009, sob o comando de Dorival Júnior, a história é justamente a oposta. Com uma impressionante média de apenas 0,72 gols por jogo, o Gigante da Colina é dono de uma das defesas mais eficientes do Brasil e tem se garantido nela para obter seus resultados.

Um bom exemplo disso foi a partida de sábado, contra o Ceará. Depois de um começo fulminante, os vascaínos deixaram o adversário tomar conta do jogo e pressionar a partida inteira. Não fosse o talento individual de Ramon, que marcou um gol e construiu a jogada para o outro, o único destaque no lado cruzmaltino seria o seu setor defensivo, que fez bem o trabalho de conter os donos da casa. E vale lembrar que a dupla de zaga que atuou ontem e o goleiro sequer eram titulares no começo do ano.

Repatriado após uma boa passagem no futebol português, Fernando Prass esquentou o banco de reservas durante a boa fase de Tiago e só conseguiu assumir a titularidade após a contusão do companheiro. Depois de suas últimas atuações, no entanto, dificilmente ele voltará à reserva. Após três partidas oficiais como titular, ele ainda não levou nenhum gol e fez defesas incríveis. Os zagueiros Vilson e Gian também tiveram poucas oportunidades, mas fizeram grandes partidas desde que Fernando e Tit se contundiram, mostrando o bom leque de opções que Dorival Júnior tem em mãos.

\"Numa competição longa como essa, se um time só tiver 11 titulares, fica pelo caminho\", lembra Fernando Prass.

Na Série B, o Vasco é uma das duas equipes que ainda não levaram gols. Com a exceção do time de São Januário e da Ponta Preta, todos os times já levaram pelo menos um gol. No Campeonato Carioca, ao lado de três equipes que estão na Primeira Divisão (Flamengo, Fluminense e Botafogo), a defesa menos vazada foi a cruzmaltina.

Fonte: Jornal dos Sports