Sob pressão, Santos e Vasco se enfrentam na Vila
Em baixa no Brasileirão, rivais buscam reação. Em penúltimo lugar, Peixe está mais desesperado. Cariocas não vencem há quatro rodadas
Santos e Vasco se enfrentam neste domingo, às 16h, na Vila Belmiro, sob a sombra do rebaixamento. A situação do Peixe é mais complicada. O time alvinegro vive seu pior momento na história do Brasileirão. Está em penúltimo lugar, com 11 pontos, e mesmo que vença a equipe carioca não vai conseguir deixar a zona de queda. Já o Vasco, em 14º lugar, tem 16 pontos, apenas um à frente ao Atlético-MG, que hoje seria o primeiro rebaixado. Uma derrota na Vila pode até deixar a equipe da Colina entre os quatro últimos colocados
CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO COMPLETA DO BRASILEIRÃO
As duas equipes têm, juntas, seis títulos de campeonato brasileiro: quatro do Vasco (1974, 89, 97 e 2000) e dois do Santos (2002 e 2004). No entanto, neste ano vêm fazendo campanhas ruins. O Peixe nunca começou a competição tão mal. Em 14 rodadas, foram duas vitórias, cinco empates e sete derrotas: aproveitamento de apenas 26%.
Já o Vasco não vence desde o dia 10 de julho, quando goleou o Sport, por 4 a 0, em São Januário. Depois, foram dois empates (contra Fluminens e Goiás) e duas derrotas (contra Flamengo e Atlético-PR). Em 14 rodadas, a equipe de Antônio Lopes tem quatro vitórias, quatro empates e seis derrotas: 38% de aproveitamento.
Fábio Costa pode voltar
Após perder o clássico para o Palmeiras por 4 a 2, na última quinta-feira, o Peixe junta os cacos e busca ânimo para tentar vencer o Vasco e pode ter um reforço de peso. Fábio Costa melhorou bastante nos últimos dias e pode até voltar à equipe. Com isso, Felipe, que falhou no clássico. voltaria para o banco.
Segundo o médico santista Carlos Braga, Fábio Costa deverá voltar a treinar neste sábado.
- A recuperação dele está muito boa e eu não descarto que ele possa jogar - diz.
Por outro lado, o técnico Cuca tem de mexer na defesa. Dois zagueiros estão suspensos: Marcelo e Fabão receberam o terceiro cartão amarelo durante duelo contra o Verdão. Já o goleiro Fábio Costa, segue machucado.
Para formar a zaga, as opções são Domingos, Vinícius e o novato Diego Monar, recém-promovido ao time principal. No gol, Felipe, apesar da má fase, deverá seguir atuando.
Sem Edmundo, Lopes aposta na volta de Leandro Bomfim
O técnico Antônio Lopes está novamente cheio de problemas para escalar o time. Morais, suspenso, e Edmundo, poupado, são as principais mudanças em relação ao empate em 3 a 3 com o Fluminense na última quarta-feira. Além deles, Souza, que recebeu o terceiro cartão amarelo, também está fora. Leandro Bomfim, Alan Kardec e Marcus Vinícius são os substitutos.
A grande aposta de Lopes para a partida é a volta de Leandro Bomfim, que ficou do time por 45 dias. Recuperado de um problema muscular, ele vai ter a missão de municiar o ataque, formado por Leandro Amaral e Alan Kardec. Sem medo da responsabilidade, o jogador espera acabar com jejum de quatros jogos sem vitória do time da Colina.
- Depois de um longo tempo afastado, vou ter uma chance de jogar uma partida inteira. Contra o Fluminense, joguei apenas cinco minutos, mas me senti muito bem. Vou procurar não decepcionar - avisa Bomfim.
Lopes procurou manter o esquema que deu certo no clássico. Até os 29 minutos do segundo tempo, o Vasco vencia o Fluminense por 3 a 1. A partir daí, uma sucessão de erros complicou a vitória cruzmaltina. Agora, contra o Peixe, a idéia é manter uma regularidade para conseguir o primeiro triunfo fora de casa.
SANTOS
Fábio Costa, Domingos, Diego Monar e Fabiano Eller; Apodi, Adriano (Brum), Dionísio, Kléber e Michael; Cuevas e Kléber Pereira. Tecnico: Cuca
VASCO
Tiago, Wagner Diniz, Luizão, Eduardo Luiz e Edu; Rodrigo Antônio, Marcus Vinícius, Madson e Leandro Bomfim; Leandro Amaral e Alan Kardec.
T. Técnico: Antônio Lopes.
Estádio: Vila Belmiro. Data: 27/07/2008. Árbitro: Giulliano Bozzano (DF). Auxiliares: Milton Otaviano dos Santos (Fifa /RN) e Cleriston Clay Barreto Rios (SE).
- SuperVasco