Futebol

Sob o comando de Edmundo, Vascão goleia o Goiás e faz torcida sonhar com sér

O Vasco foi ao Serra Dourada como lanterna do Campeonato Brasileiro e precisando desesperadamente da vitória. No entanto foi com objetiva tranqüilidade e atuação decisiva de Edmundo que na noite desta quarta-feira o time carioca derrotou o Goiás por 4 a 2 em partida válida pela 31ª rodada da competição.

Com o resultado - voltou a ganhar após nove jornadas (dois empates e sete derrotas) - a equipe cruzmaltina foi a 30 pontos e deixou a lanterna da competição, porém segue na zona de rebaixamento da disputa: ocupa agora o 18º lugar. Já o Goiás, líder do returno, permanece com 45 pontos, em nono lugar.

O desenho da partida foi definido desde que a bola rolou. OGoiás, em casa, controlando as ações, mas sem profundidade, e o Vasco, mais recuado, explorando os contra-ataques com eficiência. Com bom volume de jogo quanto atacava, o time vascaíno abriu o placar aos 20 minutos: após paciente troca de passes no campo adversário, Mateus finalizou da entrada da área e o goleiro Harlei espalmou nos pés de Edmundo, que arrematou para a rede.

O Esmeraldino não conseguia ameaçar o oponente, seguro em campo. Aos 22 minutos, Mateus sofreu pênalti não marcado pelo árbitro. Mas, aos 28 minutos, Baiano cobrou lateral na linha que divide o gramado para Alex Teixeira. Com uma avenida a sua frente, o meia ganhou na velocidade de Ernando, entrou na área e marcou o segundo.

Com o jogo controlado, o Vasco cometeu um erro: Valmir cometeu falta em Vitor dentro da área cruzmaltina e o Goiás, que não ameaçava, diminuiu com Paulo Baier aos 32 minutos.

Na segunda etapa, o time vascaíno recuou excessivamente e atraiu o Alviverde, que não demorou muito a mostrar serviço: aos nove minutos, Vitor cruzou pela direita de ataque, Iarley dominou entre Eduardo Luiz e Baiano e empatou. No entanto, mostrando grande eficiência ofensiva, o time se São Januário conquistou sua segunda vitória como visitante no Brasileiro.

Logo aos 12 minutos, o zagueiro Jorge Luiz iniciou jogada, passou a Edmundo e recebeu na entrada da área. Com calma, rolou para Madson, que bateu cruzado - a bola desviou em Henrique e entrou. Cinco minutos depois, em novo contra-ataque cruzmaltino, Paulo Henrique cometeu pênalti em Edmundo, que o próprio Animal converteu.

Na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, o Goiás enfrenta, na quarta-feira, dia 29 de outubro, o Palmeiras, em São Paulo, às 20h30. O Vasco, no dia seguinte, mas no mesmo horário, recebe, em São Januário, o Atlético-PR.

FICHA TÉCNICA:
GOIÁS 2 X 4 VASCO

Estádio: Serra Dourada, Goiás (GO)
Data/hora: 22/10/2008 - 22h (de Brasília)
Árbitro: Leonardo Gaciba da Silva (Fifa-RS)
Auxiliares: Paulo Ricardo Silva Conceição (RS) e José Antônio Chaves Franco Filho (RS)
Renda/público: R$118.810,00 / 7.984 pagantes
Cartões amarelos: Paulo Henrique, Paulo Baier e Júlio César (GOI); Alex Teixeira (VAS)

GOLS: Edmundo, 20\"/1ºT (0-1); Alex Teixeira, 28\"/1ºT (0-2); Paulo Baier, 32\"/1ºT (1-2); Iarley, 9\"/2ºT (2-2); Madson, 12\"/2ºT (2-3); Edmundo, 17\"/2ºT (2-4).

GOIÁS: Harlei, Paulo Henrique, Henrique e Ernando; Vitor, Fahel (Ramalho, intervalo), Fernando, Paulo Baier e Júlio César (Thiago Féltri, 29\"/2ºT); Iarley e Anderson Gomes (Adriano Gabiru, 18\"/2ºT). Técnico: Hélio dos Anjos.

VASCO: Rafael, Fernando, Jorge Luiz e Eduardo Luiz; Baiano (Wagner Diniz, 13\"/2ºT), Jonílson, Mateus (Leandro Bomfim, 30\"/2ºT), Madson, Alex Teixeira (Alex Teixeira, 36\"/2ºT) e Valmir; Edmundo. Técnico: Renato Gaúcho.

Fonte: Lancepress