Futebol

Sob o brilho de suas estrelas

Em 2004, um técnico chamado Joel Santana utilizou a bandeira do Vasco para motivar os jogadores numa preleção. Uma derrota contra o Atlético Paranaense selaria a queda de um gigante do futebol brasileiro para a Série B. Segundo ele, as oito estrelas que ornamentavam o estandarte precisavam ser preservadas de qualquer maneira. Quatro anos depois, o Vasco volta a entrar em campo com a mesma obrigação. Contra o São Paulo, às 17h, São Januário será palco do duelo que pode decidir bem mais do que um título brasileiro. Está em jogo a pureza da história do Clube de Regatas Vasco da Gama.

Quem fez parte das glórias que são homenageadas na bandeira sabe o que elas significam. Felizmente, no elenco vascaíno, há jogadores que experimentaram mais do que o drama vivido atualmente. O zagueiro Odvan é um deles: – Ajudei o clube a conquistar importantes títulos, faço parte de algumas das estrelas. Espero que o Vasco siga nessa trajetória de conquistas.

Um possível rebaixamento não seria condizente com a consagrada história do Vasco – afirmou o jogador.

Apesar de outros grandes clubes do Brasil já terem experimentado o dissabor de estarem longe da elite do futebol, o sentimento em São Januário é único: o rebaixamento jamais será esquecido, assim como a certeza de que nada seria capaz de compensar uma temporada fora da Primeira Divisão.

– Esse jogo é tão importante quanto uma final. Felizmente, eu fui feliz na maioria das decisões que eu disputei pelo Vasco. Por conta do momento que as duas equipes estão vivendo, a partida será uma verdadeira decisão – disse.

Caso Odvan tenha razão, que o Vasco conquiste hoje mais um título: o de manter intacta a sua história.


Cálculo

7 pontos é quanto o Vasco precisará somar nos confrontos contra São Paulo, em São Januário, Coritiba, no Couto Pereira, e Vitória, em São Januário, para evitar o rebaixamento para a Segunda Divisão do Brasileiro.

38 edições do Campeonato Brasileiro o Vasco disputou na Primeira Divisão.

Ao lado de Flamengo, Internacional e Cruzeiro, o clube da Colina participou de todas as edições do Brasileiro, criado em 1971. O Vasco conquistou os títulos nacionais de 1974, 1989, 1997 e 2000.

Fonte: Lance!