Situação dos contratos de Zé Gabriel e Luiz Henrique
O Vasco teve, contra o Ituano, duas gratas surpresas que podem ser analisadas com carinho para 2023: Luiz Henrique e Zé Gabriel, ambos de 23 anos (ou seja, jovens) e emprestados por Fortaleza e Internacional, respectivamente, até o fim da atual temporada. (+)
LH, meio-campista de origem, improvisado na lateral-esquerda, mostrou recursos técnicos, foi seguro na marcação e apareceu bem no ataque. Sabe jogar. Precisaria de sequência para uma avaliação mais embasada, o que é impossível agora devido às férias, mas mostrou ser útil. (+)
ZG, que foi titular no início da temporada mas depois caiu de rendimento e perdeu a vaga, entrou na fogueira e mostrou personalidade. É volante marcador, mas sabe o que fazer com a bola quando acionado. Penso que poderia ter a mesma utilidade de 2022: compor elenco. (+)
É necessária uma reformulação. A chegada de jogadores mais qualificados é crucial para um bom desempenho do Vasco em 2023. Porém, é utópico acreditar que todos serão da primeira prateleira. Por isso, ter coadjuvantes que aceitem essa condição e consigam render é muito importante.
ERRATA: O contrato de Zé Gabriel com o Vasco é definitivo e válido até o fim de 2023. Portanto, a não ser que seja negociado nesse meio-tempo, o volante se representa normalmente em janeiro.