Futebol

Site Oficial dá destaque ao aniversário de 14 anos do Tri

Faz nesta quarta-feira (21) 14 anos que o Vasco conquistou o seu Tricampeonato com o empate em 0 a 0 com o Palmeiras, no Maracanã. Como a primeira partida teve o mesmo resultado, foi preciso o critério de desempate para resolver quem seria o campeão do Campeonato Brasileiro de 1997. O título ficou com o Gigante da Colina por ter a melhor campanha da competição.

Na final, o primeiro tempo foi nervoso e sem grandes oportunidades para as duas equipes por causa do forte calor naquela tarde no Rio de Janeiro, com a exceções das jogadas criadas pelos camisas dez dos dois times: Alex do Palmeiras e, o melhor jogador do Brasil naquele ano, Edmundo.

Na melhor chance da etapa, Edmundo cobrou falta no travessão do goleiro adversário, que ainda se esticou todo para tocar nela. Alex, poucos minutos antes, recebeu a bola na entrada da área e chutou de direita para fora, sem muito perigo ao camisa um cruzmaltino, Carlos Germano.

Com o apoio de sua torcida, o Vascão melhorou no segundo tempo. Edmundo aproveitou o vacilo do zagueiro palmeirense, que saiu jogando errado, e bate na saída do goleiro. A bola passa por ele, mas Cléber e Júnior Bahiano conseguem pegar ela na risca da linha do gol, evitando o tento vascaíno.

O Animal estava impossível naquele ano e instantes depois fez mais um lance genial do campeonato ao passar como um alfinete, dentro da área, no meio do lateral-esquerdo Júnior e do zagueirão Cléber, porém Velloso fez uma saida arrojada e corajosa da meta, ganhando a dividida com o atacante.

O Palmeiras começou a melhorar na partida, mas sempre esbarrando em Carlos Germano, que não deixava nem pensamento entrar. No último lance da final, Oséas cabeceia forte, quase a queima-roupa, e o goleiraço faz um verdadeiro milagre, garantindo o tricampeonato para o Gigante da Colina.

Fonte: Site oficial do Vasco