Futebol

Site lista erros que levaram o rebaixamento vascaíno pela terceira vez

Mesmo com a grande reação no segundo turno, o Vasco foi rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro, devido ao empate em 0 a 0 com o Coritiba, neste domingo (06), no Couto Pereira.

Confira os principais erros que levaram o clube a cair, pela terceira vez, à segunda divisão em um espaço de oito anos.

1 – Péssimo aproveitamento no primeiro turno

O Vasco fez o pior turno da história do Campeonato Brasileiro dentro da era dos pontos corridos disputados por 20 clubes. Foram apenas 13 pontos ganhos em 19 rodadas.

2 – Pior mandante

Nos jogos dentro de casa no Brasileirão, o Vasco se dividiu entre atuar em São Januário e no Maracanã. O desempenho como mandante foi o pior dentre as equipes: apenas 36,84% de aproveitamento.

3 – Mais de 30 contratações no ano

Muita quantidade e pouca qualidade. A diretoria do Vasco realizou mais de trinta contratações em 2015. Apesar da chegada de Nenê, o clube apostou em muitas caras desconhecidas no início do ano e, no meio da temporada, foi atrás de jogadores experientes como Jorge Henrique, Andrezinho e Nenê.

4 – Ausências de Martín Silva

Com boas atuações, Martín Silva foi um dos principais jogadores do Vasco em 2015. Ainda assim, o goleiro esteve longe de ser presença constante no time titular. Isso porque o camisa 1 desfalcou a equipe por muitos jogos, seja por lesão, suspensão ou defendendo a seleção uruguaia e atuou em apenas 21 das 38 rodadas. O titular foi substituído pelos jovens Charles e Jordi, que não deram conta do recado e falharam em algumas partidas.

5 – Cadê o camisa 9?

Em todo o primeiro turno do Brasileirão, o Vasco marcou apenas oito gols. Em má fase, o atacante Gilberto deixou o clube logo no início da competição e a diretoria buscou um camisa 9. Riascos, Thalles e Herrera receberam muitas chances, mas nenhum empolgou. O Vasco foi atrás de Leandrão, artilheiro da Série C pelo Brasil de Pelotas, mas o centroavante anotou apenas um gol pela equipe em todo o campeonato.

6 – Confrontos diretos

Nos duelos contra equipes que lutavam para escapar do rebaixamento, o Vasco decepcionou: foram apenas duas vitórias, cinco empates e três derrotas, diante de Joinville, Goiás, Figueirense, Avaí e Coritiba.

7 – Descontrole emocional

O Vasco foi o líder em cartões amarelos – ao lado do Avaí, com 121 – e vermelhos (14) no Campeonato Brasileiro e boa parte das infrações veio por destempero dos atletas cruz-maltinos.

Fonte: Esporte Interativo