Futebol

Site lista 'as dez piores contratações do Vasco na última década'; Confira

Os últimos dez anos não foram bons para o Vasco. Com apenas dois títulos conquistados: Campeonato Carioca, de 2003 e o da Copa do Brasil, de 2011, o Gigante da Colina amargou anos de tristezas e decepções, como eliminações marcantes na Copa do Brasil, campanhas pífias nas competições que disputava, e até um rebaixamento para a Série B do Brasileiro, em 2008.

Relacionado a esses difíceis momentos, diversos jogadores contratados nesta época fazem qualquer torcedor vascaíno ficarem preocupados só de ouvir o nome. Para isso, o Jogada Ensaiada preparou um time com as piores contratações do Vasco, nestes últimos dez anos. Confira abaixo, a relação dos 11 titulares que nenhum cruzmaltino gostaria de lembrar.

Tadic – Goleiro – 2004

Iugoslavo chegou ao Vasco em 2004, vindo por indicação de seu amigo Petkovic. Ficou dois meses no clube, atuou em sete jogos e tomou 14 gols, onde muito deles, por falha própria.

Nas horas vagas, Tadic  trabalhava como motorista de Petkovic, e no final da carreira do meia, ele também assumiu a função de seu empresário.
Tadic se aposentou justamente em 2004, quando deixou o Vasco, se transferiu para o Guarani-MG e após atuar em poucas partidas, resolveu encerrar a carreira.

Baiano – Lateral-direito – 2008

Dermival de Almeida Lima, mais conhecido como Baiano. Lateral- direito, foi contratado pelo Vasco em 2008, vindo do Fortaleza. O jogador, com péssimas atuações, caiu em desgraça com a torcida, e para muitos, teve grande participação no rebaixamento do Gigante da Colina.

Baiano foi revelado em 96 pelo Santos. Além do clube santista, o lateral teve boas passagens pelo Atlético-MG (2002) e pelo Palmeiras (2004). O jogador chegou a defender a Seleção de base, e acabou conquistando o Torneio Pré-Olímpico de 2000. Nesta temporada, Baiano integra o elenco do Red Bull Brasil, de São Paulo.

Ciro – Zagueiro – 2005

Vindo do Americano, Ciro chegou ao Vasco em 2005, junto com seu companheiro Éder, para a disputa do Brasileiro. Jovem, o zagueiro demonstrava bom porte físico, mas longo em suas primeiras atuações pelo clube da colina, o jogador foi muito mal.

Com constantes falhas, o zagueiro fez parte de uma das piores temporadas do cruzmaltino, e esteve presente na maior goleada sofrida pelo Vasco em Campeonato Brasileiros: 7 a 2 para o Atlético-PR. Atualmente, Ciro está atuando no Fortaleza.

Júlio Santos – Zagueiro – 2007

O zagueiro chegou à São Januário com certo destaque, depois de uma boa passagem pelo Goiás,  e logo ganhou a condição de titular. Porém, após algumas partidas, frustrou a expectativa dos torcedores vascaínos, e com um desempenho muito abaixo, acabou perdendo espaço. O zagueiro atuou em 24 partidas com a camisa cruzmaltina e fez um único gol.

Júlio Santos foi revelado pelo São Paulo, onde chegou a defender as seleções de base do Brasil. Além do Gigante da Colina, o jogador teve passagens por Goiás, Paysandu, São Caetano, Portuguesa e até pelo Mazembe, do Congo, clube que eliminou o Internacional, no Mundial de 2010. Nesta temporada, o zagueiro está defendendo o Passo Fundo-RS.

Valmir – Lateral-esquerdo – 2008

Por opção técnica, Valmir não atuava há cerca de três meses, e assim, trocou o Palmeiras pelo Vasco., para poder voltar a atuar com frequência. Chegando a são Januário, o lateral foi logo titular, devido à saída de Calisto, único jogador da posição. Com fracas atuações e um porte físico baixo e magro, o lateral começou a sofrer críticas da torcida, de quem ganhou o apelido de “canelinha”. O lateral que fez parte da fatídica campanha do rebaixamento cruzmaltino, foi dispensado logo após o Brasileiro de 2008.

Valmir foi revelado pelo CRB-AL, e teve passagens por Palmeiras, antes de chegar ao Gigante da Colina. Atualmente, o lateral defende o Arapongas-PR.

Roberto Lopes – Volante – 2006

Roberto Lopes chegou ao Vasco em 2006, após uma curta passagem pelo Madureira. O jogador disputou duas temporadas pelo clube de São Januário, mas nunca caiu nas graças dos torcedores. Perdeu espaços no clube após falhar em jogos decisivos, como no Carioca de 2007.

O volante atuou em 43 partidas e não marcou nenhum gol. Revelado pelo Itapipoca-CE, o jogador teve passagens pelo Ceará, Vitória, Náutico, Duque de Caxias, Madureira, Boavista, e hoje, defende as cores do Novo Hamburgo-RS.

Gomes – Volante – 2005

Revelado pelo próprio Vasco como zagueiro, Gomes retornou ao clube em 2005, após passagens por Bragantino e Olaria. Em seu retorno ao Gigante da Colina, o jogador passou a atuar como volante, e após algumas partidas na reserva, logo ganhou uma oportunidade no time titular.

Com um futebol violento, o jogador viu sua passagem pelo Cruzmaltino acabar, após a goleada de 7 a 2 pelo Atlético-PR. No dia seguinte da fatídica partida, o técnico Renato Gaúcho preparou uma barca, e o nome de Gomes era o primeira dela. O jogador foi contratado recentemente pelo Bonsucesso-RJ.

Allan Delon – Meia – 2005

O meia chegou de empréstimo em 2005, após surgir como uma grande promessa no Vitória. O jogador atuou muito pouco pelo clube da Colina, e foi bastante criticado pela torcida.  Devidos as suas fracas atuações, acabou não se firmando e foi devolvido ao clube baiano.

Allan Delon é bastante querido pelos torcedores do rubro-negro baiano, onde ostenta a marca de ser o maior artilheiro em Brasileiros pelo Leão.

Além do Vasco e do Vitória, o meia teve passagens por Brasiliense, Sport, Ceará, América-RN, Ceilândia-DF e por Queretaro-MEX. Atulamente, Allan Delon defende o Gama-DF.

Robson Luiz – Meia – 2004

Chegou ao Vasco em 2004, após boas atuações pelo Bahia, no ano anterior. Com bons chutes de fora da área e sua doação em campo, logo conquistou o técnico Geninho. Porém o excesso de peso ganho no decorrer da temporada, e consequentemente, as baixas atuações, o levaram a ficar em litígio com a torcida.

Robson Luiz jogou duas temporadas pelo Gigante da Colina, contabilizando 95 jogos e 11 gols. Atualmente, o meia está jogando pelo Camaçari-BA.

Fábio Júnior – Atacante – 2006

O atacante chegou a São Januário em Maio de 2006, junto com o volante Roberto Lopes, após um bom Capeonato Carioca pelo Madureira. Fábio júnior atuou em 14 partidas e marcou apenas dois gols. Muito criticado pela falta de velocidade e pelas perdas de gol, sua passagem pela Colina Histórica não deixou saudades.

Revelado pelo Campinense, o jogador teve passagens por Madureira, Flamengo, Ceará, Internacional e até pela equipe B do Real Madrid-ESP. Atualmente, o atacante está defendendo a equipe do Al Alhy, do Egito.

Valdir Papel – Atacante – 2006

O ataque das piores contratações do Vasco nos últimos dez anos não poderia deixar de ter a presença de Valdir Papel. O atacante que chegou ao cruzmaltino em 2006, junto com Fábio Júnior, citado acima, ficou marcado pela irresponsável expulsão no início do segundo jogo da final da Copa do Brasil, contra o Flamengo. Ao sair de campo, o jogador ainda foi empurrado pelo técnico Renato Gaúcho, demonstrando sua total insatisfação. Após essa expulsão, o atacante jamais voltou a vestir a camisa vascaína.

Valdir Papel iniciou sua carreira na modesta equipe do Calouros do Ar, localizada no interior de Fortaleza. O atacante teve passagens por Ceará, Sport, Guarani, ASA entre outros. Nesta temporada, o jogador atua pelo Luverdense, porém uma contusão, o tirou dos dois jogos contra o Corinthians, pela Copa do Brasil.

Dário Lourenço – Técnico – 2005

O treinador chegou à São Januário em 2005, para comandar o clube no Campeonato Brasileiro, após a saída de Joel Santana. Com uma campanha irregular na competição, o técnico não durou muito e acabou demitido do comando do cruzmaltino.

Dário Lourenço comandou, além do Vasco, o Volta Redonda, Macaé, Olaria, Cabofriense, Paysandu, Itabaiana e Nacional-PB. Atualmente, o treinador , que havia dado um tempo na carreira, devido a problemas pessoais, retornou e está a procura de um novo clube.

Um time não é feito apenas pelos seus titulares, para isso, o Jogada Ensaiada preparou também o banco de reservas das piores contratações do Vasco nestes últimos dez anos. Assim, usaremos o novo padrão da FIFA, e colocaremos 11 jogadores no banco. Confira a lista:

Posições:

Goleiros – Élinton (2005)
Zagueiros – Éder (2005), Vergara (2006)
Lateral Direito – Claudemir (2003)
Lateral Esquerdo – Rubens Júnior (2007)
Volante: Coutinho (2007), Perdigão (2007)
Meia- Milton Benitez (2009), Beto (2003 e 2008)
Ataque –Landú (2008), Anderson (2011)

Fonte: JE - Jogada Ensaiada