Imprensa

Site corrobora projeto digital do Vasco

Lançada em fevereiro deste ano, a versão beta do novo site do Vasco é um marco para o clube. O portal faz parte de um planejamento específico desenvolvido pela equipe para a área digital, que inclui a geração de receita exclusiva nesse segmento.

O projeto Vasco digital começou a ser desenvolvido em setembro de 2008. Trata-se de uma das principais apostas do marketing cruzmaltino para a atual gestão, com projeto de gestão diferente para todas as plataformas digitais ligadas ao clube.

O primeiro passo dado pelo Vasco com esse intuito foi mapear o perfil das pessoas que acessam a internet no Brasil, pinçar dados referentes ao Rio de Janeiro e levantar a quantidade de torcedores da equipe que fazem parte desse universo.

A partir disso, o Vasco começou a lançar vídeos virais para movimentar esse público. O clube estima mais de 250 mil acessos únicos a essas peças, com campanhas voltadas à mobilização dos torcedores.

O marketing da equipe carioca partiu então para uma terceira etapa: ações interativas. Foram desenvolvidas cinco campanhas, como a escolha do jogador que usaria a camisa 111 no dia do aniversário da equipe, a eleição da mascote oficial, a escolha da terceira camisa para 2010, uma promoção com vídeos para a Penalty e um conjunto de imagens de torcedores segurando a camisa da equipe, formando uma corrente de amor ao clube quando todas as versões foram enfileiradas.

\"Esse foi o maior viral feito por um clube de futebol e nós conseguimos patrocínio da Capemisa exclusivamente para essa ação. Isso mostra que o mercado começa a perceber que pode falar diretamente para um nicho de público, que é o nosso torcedor que usa as mídias digitais, e que nós podemos fortalecer muito a unidade de negócios\", contou o diretor de marketing do Vasco, Marcos Blanco.

Paralelamente, o Vasco buscou parcerias para outras mídias. O clube fez um acordo com a comunidade mais popular do Orkut que tinha o nome da instituição e oficializou o grupo em troca de espaço para divulgar ações institucionais. Além disso, criou um perfil na rede de microblogs Twitter, que já tem mais de 20 mil seguidores.

O novo site do clube carioca, lançado em fevereiro, tem espaço para outras mídias. O portal também divulga a revista criada pelo Vasco neste ano e já tem definidas as próximas metas: a criação de uma rede social exclusiva da equipe e o lançamento de um projeto de TV.

\"Algumas TVs de clubes cobram assinaturas, o que não é o modelo ideal na nossa visão. A TV pode ganhar com assinaturas ou com publicidade, e nós vamos partir para uma aposta em publicidade. Vai ser algo aberto, que buscará mais acessos para ter maior representatividade no mercado\", explicou Blanco. A TV do Vasco será lançada inicialmente na internet, com arquivo cedido pela Globo, um programa sobre o dia a dia da equipe e uma mesa redonda, mas há um plano para levar a iniciativa à televisão.

Em todas as iniciativas sobre mídias digitais, o Vasco seguirá um modelo parecido com o que foi usado nas ações interativas. O clube buscará patrocínios exclusivamente para essas propriedades, que não fazem parte dos acordos vigentes atualmente.

Para convencer as empresas, a grande aposta do Vasco é a criação de um banco de dados sobre os usuários de mídias digitais. Ações nesses ambientes possibilitam reunir muitas informações sobre os internautas e seus hábitos de consumo, o que permite às marcas uma abordagem mais direcionada.

Fonte: Máquina do Esporte