Futebol

Site compara trajetória de Dedé no Vasco à de Breno no São Paulo

A rigor, Breno e Dedé têm muito em comum. Ambos são zagueiros que conseguiram muito destaque no Brasileirão no início de suas carreiras. Porém, o ex-jogador do São Paulo foi para a Europa e lá não conseguiu se firmar. Na medida em que a saída de Dedé também não deve tardar, Goal.com analisa o que o vascaíno deve fazer para que sua carreira não entre em declínio como a de Breno.

Breno 2007 X Dedé 2011

Ainda que haja uma diferneça grande entre o número de jogos em que cada um participou, a tabela acima mostra como as temporadas de ambos os jogadores foram parecidas. Breno surgiu naquele que é considerado por muitos o melhor time do São Paulo dos últimos tempos, que acabaria se sagrando campeão brasileiro; Dedé se destacou nesse ano, quando o Vasco foi campeão da Copa do Brasil e ainda pode ser do Brasileirão.

Cada um a sua maneira, tanto o então são-paulino como o Cruz-Maltino ajudaram muito seus clubes na suas conquistas dos anos em que surgiram. Como os dois são zagueiros, o fato de tanto em 2007 como em 2011 seus clubes terem tido um saldo de gols muito positivo já mostra a eficiência dos jovens jogadores.

Breno: um talento muito precoce


Agora, Breno tem 24 anos. Ou seja, quando se destacou pelo São Paulo possuía apenas 18, idade com que foi vendido para o Bayern de Munique. Parte da culpa de sua não adaptação na Alemanha vem daí. Normalmente quem se transfere muito cedo para o Velho Mundo acaba com sérios problemas, tanto pessoais (por ficar longe da família ou pelo clima) quanto dentro de campo (pelo estilo de jogo diferente).

Inexperiente e ainda novo demais para uma mudança tão brusca, Breno sofreu muito, culminando no episódio recente em que foi preso por supostamente ter ateado fogo na sua própria casa para ficar com o dinheiro do seguro.

Nesse quesito, Dedé parece levar vantagem sobre seu companheiro de posição. Se Breno tem 24 anos agora, Dedé já possui 23. Mais experiente, quando vier a praticamente inevitável transferência para o futebol europeu, dificilmente sofrerá dos mesmos problemas de que o jogador do Bayern sofreu. Mesmo assim, esperar mais para que sua carreira aqui esteja ainda mais consolidada parece ser a opção mais prudente.

Dedé: a liderança do Mito


Ainda que o desempenho de Breno no São Paulo campeão de 2007 tenha sido excepcional ele não era de forma alguma nenhuma liderança. Dedé não é o capitão do Vasco, mas mesmo assim já demonstra sua inteligência de jogo e sua capacidade de carregar o time consigo, algo que ficou muito claro quando o defensor marcou duas vezes contra os peruanos do Universitário justamente quando seu time precisava marcar desesperadamente.

O \"Mito\" já tem mais personalidade do que Breno e tamanha característica deve ajudá-lo a não entrar em declínio com sua carreira e a manter — ou melhorar — o nível em que joga.

O zagueiro do Vasco ainda não atingiu todo seu potencial, longe disso. Porém, de qualquer forma, já parece ter muitas armas para seguir os passos de Lúcio e Thiago Silva, defensores de boa carreira no exterior, e não os de Breno.

Fonte: Goal