Futebol

Sistema de venda de ingressos é o que leitores mudariam, se pudessem, no fut

RIO - O sistema de venda de ingressos para os jogos é o que há de pior no futebol brasileiro na opinião dos leitores do GLOBO. Em resposta à enquete que perguntava \"se você tivesse poder para mudar em 2010 uma coisa no futebol brasileiro, que opção escolheria?\", a maioria dos 4.744 internautas que participaram escolheu o item \"O sistema de venda de ingressos, para combater filas, cambistas e confusões\". Para 32%, é preciso mudar urgentemente a forma de comercialização das entradas para os jogos de futebol.

Em segundo lugar na enquete ficaram as torcidas organizadas. Para 21% dos participantes, o funcionamento dessas facções de torcedores deveria ser extinto por lei, \"para evitar episódios como o de Curitiba\". Na capital paranaense, na última rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, vândalos invadiram o gramado do Estádio Couto Pereira, revoltados com o rebaixamento do Coritiba, que empatara em 1 a 1 com o Fluminense. Houve quebra-quebra, pancadaria e confronto com a polícia, que deixou vários feridos e resultou na prisão de 18 pessoas. Quatorze foram denunciadas pelo Ministério Público e responderão a inquérito.

Na opinião de 20%, o mais urgente a ser mudado no futebol brasileiro em 2010 é a \"arbitragem, que andou tendo muitos problemas este ano\". Para outros 19% é a \"fórmula de disputa do Brasileirão, alterando de pontos corridos para mata-mata\". Por fim, 8% mudariam \"o calendário, para adequá-lo ao europeu\".

Relatos e queixas sobre ingressos

Em outra interatividade, o site do GLOBO perguntou aos leitores: \"Você teve dificuldade para comprar ingresso para algum jogo de futebol recentemente?\". Foram muitas respostas afirmativas, com relatos de quem sofreu para conseguir uma entrada para um jogo de futebol e de quem sofreu e ainda se frustrou porque não teve como comprar seu bilhete.

Veja algumas das opiniões e histórias contadas pelos leitores que selecionamos como exemplos do que ocorreu nos estádios em 2009:

Diogo Jaccoud Conde - \"Os cambistas sempre furam a fila na frente dos seguranças da Gávea\".

Wilson Lima Andrade - \"Moro no interior de Minas e é quase impossivel conseguir ingresso para assistir a jogos do Flamengo, a não ser que seja através de cambista. Sugiro que os ingressos passem a ser vendidos tambem pela internet\".

Helsa Corga Acioli Lopes - \"A venda nos pontos de distribuição é uma guerra e via internet o acesso é difícil e não é confiável\".

Alexandre Reis - \"Pior do que comprar os ingressos é você pensar que com eles está garantido. Entrar no estádio nesta final do Flamengo (contra o Grêmio, jogo que garantiu o hexa ao time rubro-negro) foi um verdadeiro suplício e calvário. Além do funil que é formado à frente das roletas, com centenas de pessoas empurrando, são muitos os que lá chegam sem ingresso, fingindo ter botado na roleta (e dizendo que ela travou), dando dinheiro aos roleteiros, tentando pular ou passar por baixo. Várias roletas estragaram na hora\".

Thais Melo - \"Na final do Vasco, na série B, tive que digladiar com um único rapaz da organização na entrada da bilheteria para garantir meu ingresso. Eu grávida, querendo um bom lugar para assistir ao jogo, sem ter prioridade alguma na fila. Realmente estou feliz com a Copa e as Olimpíadas, mas que o Maracanã não está nem perto de poder sediar algo desse porte, ah não está mesmo\".

Ricardo Silva Soares - \"Quem trabalha e não fica o dia à toa não tem vez para compra ingresso, que na grande maioria fica na mão dos cambistas. Fui em quase todos os jogos do Fla no Maracanã e, como prêmio, ganhei o desrespeito do clube e organizadores\"!

Dercio Carbalho Mota - \"Comprar ingresso é coisa para desocupado ou sem emprego. Trabalhador e morador da zona oeste (pobre), Bangu, Realengo, Campo Grande etc não tem essa chance, porque os cartolas centralizam a venda nos respectivos clubes ou no Maracanã, de que estamos 32 km distantes\".

Leonardo Pessanha de Souza - \"Somos torcedores apaixonados, que queremos comprar ingressos normalmente para ver os nossos times e não conseguimos. Não temos tempo para ficar horas em filas mal organizadas. Tudo isso é um deboche\".

Randolpho Allemand Froes - \"Eu, assim como a maioria dos rubro-negros, tive muita dificuldade de compar meus ingressos para o jogo da ultima rodada do Brasileirão! Foram mais de 8 horas de fila no Maracanã, péssimo atendimento da organização, bilheteria e da polícia, que fazia vista grossa para cambistas que estavam furando fila repetidamente, mesmo com protesto dos torcedores na fila\"!

Amilton Mateus - \"Sempre os cambistas ganham. Por que não colocar ingressos à venda na internet e pedir o CPF da pessoa que compra? Seria uma maneira de acabar com esta vergonha nacional\".

Paulo Schmitt Filardo - \"Você simplesmente não consegue comprar ingresso de jogos decisivos. Estão todos com os cambistas. Isso não é de hoje. É escancarado e temos que engolir isso. Como não acreditar que existem autoridades envolvidas? Como acreditar que 80 mil ingressos foram vendidos em minutos\"?

Glaucea Maria Corrêa Guimarães - \"Só consegui ir aos jogos do Fla comprando ingressos com cambistas e pagando cem reais por uma arquibancada amarela no jogo contra o Goiás\".

Fonte: Globo Online