Sintonia entre Vasco e torcida vira peça-chave na Série B; veja os números
O Vasco venceu o Guarani na última quinta-feira, em São Januário, por 2 a 1 e acumulou mais um jogo em sua longa sequência invicta dentro de casa. Neste ano, o Cruzmaltino ainda não foi derrotado quando jogou perto de sua torcida. Tal sintonia tem sido a peça-chave para a briga do Vasco no G4 da competição.
A torcida do Vasco, em 2022, vem dando um show nas arquibancadas e esgotando todos os ingressos que o clube põe à disposição. Basicamente em todo jogo do Gigante, em algum momento, a festa dos torcedores é exaltada na transmissão ou no pós-jogo.
Se pegarmos o recorte só nesta Série B, foram 14 jogos em casa (dois deles no Maracanã), 9 vitórias, 5 empates e nenhuma derrota, somando um aproveitamento de 72.6%. Se jogar longe do Rio de Janeiro tem sido um problema, ao menos a equipe tem compensado tal problema com os pontos somados na Colina Histórica. Foram 20 gols marcados e apenas 4 sofridos, o que significa 71% dos jogos sem sofrer gol – mais uma estatística que comprova a importância de Thiago Rodrigues nesta campanha.
🔎 O @VascodaGama tem a sua maior invencibilidade em casa desde 2016. 💪💪
⚔️ 14 jogos
✅ 9 vitórias
⛔️ 5 empates
❌ 0 derrotas (!)
📊 76.2% apv.
⚽️ 20 gols pró
🚫 4 gols sofridos (!)
🧤 71% jogos sem sofrer gol (!)
👟 6.6 chutes p/ marcar gol
⚠️ 29.0 chutes p/ sofrer gol (!)
— SofaScore Brazil (@SofaScoreBR) September 1, 2022
Ao falarmos de toda a sequência invicta do Vasco em São Januário, teríamos que retornar até 2021 para encontrar sua última derrota. No dia 10 de outubro, quando perdeu de maneira catastrófica para o Vitória por 3 a 0. Desde então, foram 18 partidas, com 12 vitórias e 6 empates. Tal série de jogos sem perder é a maior no Vasco desde o ano de 2016.
Como Emílio Faro disse em sua coletiva após a vitória sobre o Guarani – “a gente, no nosso domínio, é muito forte” -, dentro de casa o Vasco não deve nada aos seus torcedores, mas, para um acesso tranquilo e sem sustos, o desempenho longe de São Januário precisa melhorar e alguns pontos devem ser somados.
Fonte: Esporte News Mundo