Futebol

Sintonia com torcida e premiação motivam Vasco para quebrar tabu. Confira!

Aliviado e confiante para uma decisão esperada há dez anos em São Januário. A vitória por 1 a 0 sobre o Fluminense, no último domingo, no Maracanã, colocou o Vasco novamente na final do Campeonato Carioca contra o Flamengo. Apesar do recente retrospecto negativo, o Cruzmaltino trata o confronto frente ao maior rival como uma chance importante para quebrar o incômodo tabu de 26 anos.

A sintonia com a torcida, que abraçou o time após o rebaixamento no Campeonato Brasileiro do ano passado, e uma premiação de aproximadamente R$ 3,5 milhões em caso de título estão entre os mais variados fatores motivacionais na Colina para os confrontos.

A última vez em que o Vasco venceu o Rubro-negro em uma autêntica decisão de Estadual - considerando jogos finais entre os campeões dos turnos - foi em 1988. Desde então, o clube de São Januário levantou a taça em 1992, 1993, 1994, 1998 e 2003. Porém, nenhuma delas em finais contra o Flamengo.

Frente ao maior rival, foram quatro derrotas em decisões - 1999, 2000, 2001 e 2004. Fora o Campeonato Carioca, o time também foi batido na Copa do Brasil de 2006. Mas o bom momento vivido na competição, um grupo "fechado" com o técnico Adilson Batista e a preocupação do Flamengo com a Copa Libertadores deixam os vascaínos confiantes de que a história será diferente nos dois próximos domingos.

"Encaramos com motivação e sabemos do respeito que existe do outro lado para com o Vasco. Vamos ter personalidade e mostrar que desejamos vencer o campeonato. O Vasco vai fazer a preparação para um jogo duro e de uma rivalidade que já sabemos bem como funciona", afirmou o técnico Adilson Batista.

"Existe uma ansiedade na torcida desde 2003 [ano do último título estadual do Vasco]. Precisamos de equilíbrio e consciência. É importante ter controle em uma decisão. O torcedor está apoiando. A rivalidade é saudável e espero que não aconteça violência. Esse é o espírito do Campeonato Carioca", completou o comandante.

A preocupação com a decisão frente ao rival já está presente nos bastidores de São Januário. Porém, o otimismo de que a torcida poderá comemorar o título no dia 13 de abril é considerável e fará parte do trabalho motivacional para o duelo.

Antes, porém, o Cruzmaltino enfrenta o Resende na próxima quinta-feira, às 20h30, em Manaus, pela Copa do Brasil. No Campeonato Carioca, o time precisa reverter a vantagem de dois empates do Flamengo para conquistar o seu 23º título estadual.

Fonte: UOL Esporte