Futebol

Sete crias da base vascaína que hoje fazem sucesso no exterior

O futebol brasileiro é cada vez mais um grande exportador de talentos. Boa parte dos jogadores que chegam aos grandes clubes do país já assinam contrato pensando lá na frente, em uma possível transferência para o exterior.

Siga o SuperVasco nas redes sociais: Bluesky | Facebook | Instagram | Telegram | Threads

Por isso, é muito normal que o torcedor das equipes nacionais transforme um atleta em ídolo e continue acompanhando sua carreira depois que ele deixa nossas fronteiras para jogar na Europa ou na Ásia.

Pensando nisso, o "Blog do Rafael Reis" publica desde o mês passado uma seção com os jogadores que vestiram a camisa dos maiores clubes do Brasil e que estão fazendo sucesso em algum canto do planeta.

Desta vez, mostramos sete atletas que defenderam recentemente o Vasco (alguns com trajetórias de sucesso, e outros nem tanto assim) e que hoje se destacam no cenário do futebol internacional.

DOUGLAS LUIZ
Volante
23 anos
Brasileiro
Aston Villa (ING)

Campeão olímpico nos Jogos de Tóquio-2020, o volante chegou a ser titular da seleção principal no ano passado, mas acabou perdendo espaço com Tite nos últimos meses. Apesar de não ter sido convocado para as rodadas de novembro das eliminatórias da Copa do Mundo-2022, Douglas Luiz continua indo a campo semanalmente em compromissos válidos pelo campeonato nacional mais poderoso do planeta (a Premier League inglesa) e sendo uma das peças mais importantes do Aston Villa. Douglas Luiz é cria das categorias de base do Vasco e foi campeão da Taça Rio de 2017 pelo clube antes de ser negociado com o Manchester City, sua porta de entrada na Europa.

PHILIPPE COUTINHO
Meia
29 anos
Brasileiro
Barcelona (ESP)

É verdade que faz tempo que Coutinho não joga um futebol compatível com sua fama e que seu retorno à seleção tem sido bastante criticado pelos torcedores nas redes sociais. Mas é impossível também negar o sucesso de um jogador que já disputou uma Copa do Mundo, passou das 60 partidas com a camisa canarinho e há mais de uma década defende clubes que fazem parte do primeiro escalão do futebol europeu (Inter de Milão, Liverpool, Bayern de Munique e Barcelona). Por essas e outras, Philippe Coutinho é o ex-jogador do Vasco mais bem-sucedido de sua geração. Apesar de ter iniciado a carreira em São Januário, o meia não ficou tanto tempo assim na equipe cruzmaltina. Seu maior feito foi ter feito parte do elenco que venceu a Série B de 2009 e retornou à elite do Campeonato Brasileiro.

ALLAN
Meia
30 anos
Brasileiro
Everton (ING)

Companheiro de Coutinho nos tempos de segunda divisão, Allan permaneceu no Vasco por mais tempo (até 2012) e chegou a disputar uma Libertadores pelo clube. Ao contrário do antigo parceiro, precisou começar por baixo na Europa e jogou no Granada e na Udinese até "explodir" no Napoli. Foi no período em que atuou no sul da Itália que o meio-campista viveu seus melhores dias e convenceu Tite de que jogava bola suficiente para defender a seleção. Apesar de ainda estar bem no Velho Continente e de ser titular absoluto do Everton, o meia já está afastado das convocações há um ano.

SOUZA
Volante
32 anos
Brasileiro
Besiktas (TUR)

Em entrevista publicada ontem pelo "Blog do Rafael Reis", o volante afirmou ter certeza de que teria oportunidades na seleção caso estivesse jogando em um campeonato nacional mais badalado. A confiança vem do bom papel que Souza tem desempenhado no Besiktas. Em pouco mais de um ano na Turquia, o brasileiro já conquistou dois títulos (campeonato e copa nacional) e também entrou para o ranking dos maiores recuperadores de bola da Liga dos Campeões. Mesmo longe do Vasco desde 2010 (sim, ele também era da equipe campeã da Série B), o volante continua bastante identificado com o clube e costuma bater ponto nas discussões a respeito do time nas redes sociais.

EVANDER
Meia
23 anos
Brasileiro
Midtjylland (DIN)

Camisa 10 da seleção brasileira no Mundial sub-17 de 2015, era tratado como um diamante nas categorias de base vascaínas. No entanto, Evander teve problemas na transição para o futebol profissional, caiu em descrédito com a torcida e passou longos períodos no banco de reservas. Incomodado com a situação, agarrou-se a uma proposta que recebeu da Dinamarca e se mandou para lá. Hoje, é um dos principais nomes do futebol da Escandinávia e, na temporada passada, conseguiu classificar pela primeira vez na história o Midtjylland para a fase de grupos da Champions. No time dinamarquês, Evander tem a companhia de um outro ex-jogador do Vasco, o atacante Marrony, que chegou em agosto.

PAULINHO
Meia-atacante
21 anos
Brasileiro
Bayer Leverkusen (ALE)

Tratado durante um bom tempo como a maior revelação do Vasco na década passada, mudou-se para a Alemanha assim que completou 18 anos e sofreu demais no processo de adaptação a uma nova cultura e a um futebol bem diferente do que estava acostumado. Mesmo já estando em sua quarta temporada no Bayer Leverkusen, Paulinho ainda não completou nem 60 partidas pelo clube e marcou apenas quatro gols até o momento. Mas sua situação tem melhorado consideravelmente. Em 2021/22, tem participado de quase todas as partidas e já foi escalado como titular em seis oportunidades. O meia-atacante também fez parte da seleção olímpica que ganhou a medalha de ouro em Tóquio, no meio deste ano.

MATEUS VITAL
Meia-atacante
23 anos
Brasileiro
Panathinaikos (GRE)

Mais lembrado pela sua recente passagem pelo Corinthians (clube que ainda é dono dos seus direitos econômicos), o meia-atacante iniciou a carreira no Vasco e foi campeão estadual de 2016 com a camisa cruzmaltina. Atualmente emprestado ao Panathinaikos, tem ido bem em sua temporada de estreia na Europa. Mateus Vital tem sido titular em todos os jogos da equipe grega na liga nacional, já fez gol e distribuiu assistência. Sua situação só não está melhor porque o Panathinaikos está nove pontos atrás do Olympiacos, líder do Campeonato Grego, e não tem dado pinta de que vai brigar por alvo relevante na temporada.

Fonte: Blog do Rafael Reis - UOL