Torcida

Série de eventos afetam plano para jogos em Brasília

Uma série de eventos que serão realizados nos arredores do Estádio Mané Garrincha neste fim de semana obrigaram o Governo doDistrito Federal (GDF) a preparar um grande plano operacional para a realização dos jogos entre Flamengo e Grêmio, no sábado, e Vasco e Corinthians, no domingo. Reforço na segurança, alterações no trânsito e horários especiais no transporte público fazem parte do esquema, apresentado pelas autoridades nesta sexta-feira.

Segundo o governo, sábado será o dia mais crítico. Além do jogo entre Flamengo e Grêmio, marcado para às 18h30, outros quatro eventos serão realizados nas proximidades do estádio simultaneamente e podem dificultar o acesso dos torcedores.

Localizado ao lado do Mané Garrincha, o Centro de Convenções Ulysses Guimarães receberá uma feira e um show do cantor Roberto Carlos. Já o estacionamento principal do estádio será palco de um festival de samba, com a presença de bandas como Só para Contrariar, Fundo de Quintal e os cantores Thiaguinho e Péricles. Há ainda um circo montado no estacionamento do Ginásio Nilson Nelson, que fica no mesmo complexo do Mané Garrincha.

Para o jogo de domingo, entre Vasco e Corinthians, a situação é menos preocupante, com a realização apenas de apresentações do circo no mesmo horário da partida.

- Sábado será o principal dia. São muitos os eventos no mesmo local, com uma perspectiva de circulação de cerca de 100 mil pessoas. Temos duas grandes preocupações: a mobilidade, com a questão do transporte e dos estacionamentos, e com a segurança. Queremos que as pessoas se sintam seguras e se divirtam nos eventos – afirmou o secretário adjunto de Segurança Pública do DF, Paulo Roberto Oliveira.

 

Segurança

Cerca de 600 policiais militares cuidarão exclusivamente da segurança da partida entre Flamengo e Grêmio, que contará ainda com 450 seguranças particulares dentro do Mané Garrincha. Outros 300 PMs atuarão no festival de samba no estacionamento do estádio. Haverá também reforços no policiamento nas proximidades do Centro de Convenções e do Ginásio Nilson Nelson, além de áreas como a Rodoviária do Plano Piloto e estacionamentos próximos ao local.

Agentes da Polícia Civil também reforçarão o plantão na delegacia mais próxima do estádio. Equipes especializadas no combate a roubos e furtos atuarão de forma velada nos arredores dos eventos.

Já no domingo, para o jogo entre Vasco e Corinthians, haverá um aumento no efetivo de policiais exclusivos para o estádio por conta da expectativa maior de público: cerca de 800 PMs cuidarão da segurança ao lado de outros 600 seguranças particulares contratados pelos clubes.

Trânsito

Equipes do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) e do Batalhão do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPtrans) farão intervenções para facilitar o trânsito no Eixo Monumental e em vias próximas ao estádio. Pontos de passagem de pedestres também serão montados ao longo de todas as vias.

Após as partidas de futebol, o trânsito será completamente interrompido por cerca de 45 minutos na via N1 do Eixo Monumental entre o estádio e a Rodoviária do Plano Piloto para facilitar a dispersão dos torcedores.

Por conta do festival de samba e do circo, os estacionamentos do Estádio Mané Garrincha e do Ginásio Nilson Nelson estarão fechados. As opções serão bolsões de estacionamento localizados na região, como Parque da Cidade, Centro de Convenções, Espaço Funarte, Torre de TV, Palácio do Buriti, Colégio Militar e Setores Hoteleiros Norte e Sul.

No sábado, ônibus circularão dentro do Parque da Cidade – principal bolsão de estacionamento – para transportar o público até uma área mais próxima dos eventos. Haverá também coletivos circulando em todo o Eixo Monumental. O valor da passagem nas duas linhas será de R$ 1,50 e elas funcionarão até às 4h da manhã de domingo.

Transporte público

Por conta das limitações de estacionamento, o governo recomenda ao público dos jogos e dos eventos culturais o uso do transporte público. Haverá reforço na quantidade e no horário dos ônibus e do metrô. Os coletivos para todas as cidades do DF circularão em regime especial até às 3h da manhã de domingo. Já os trens do metrô estarão funcionando até às 23h30 no sábado e 20h no domingo.

As autoridades recomenda ainda que o público procure chegar com antecedência e carregar bolsas e mochilas pequenas.

 

Fonte: ge