Futebol

Série B: presidente do Ceará denuncia favorecimento aos clubes paulistas

O gol de mão marcado por Wellington Silva, neste sábado, que deu a vitória ao Paraná sobre o Ceará desencadeou uma série de protestos por parte do clube alvinegro. No mais veemente deles, feito pelo presidente Evandro Leitão, as reclamações não se limitaram apenas ao árbitro Charles Hebert, que validou o lance no Castelão. O dirigente aproveitou a ocasião para insinuar que a comissão de arbitragem da CBF favorece os clubes paulistas, apesar da derrota nesta rodada ter sido para uma equipe do Sul.

- Não foi a primeira vez que fomos prejudicados pela arbitragem na Série B deste ano, mas esta foi a mais vergonhosa, a mais escancarada. Todo mundo percebeu claramente que o jogador do Paraná usou a mão. Como o árbitro, a bandeirinha e até mesmo o quarto árbitro não viram? O atacante do Paraná nem comemorou o gol na hora que a bola tocou as redes porque não acreditou que o lance seria validado. O que mais preocupa o Ceará é que toda sexta-feira o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Sérgio Corrêa da Silva, dá expediente na Federação Paulista de Futebol. E temos clubes paulistas como Guarani, Ponte Preta e São Caetano brigando pelo acesso à Série A - afirmou Evandro Leitão por sua assessoria de imprensa.

Com 43 pontos conquistados, o Ceará é o quarto colocado da Série B. Logo abaixo na tabela, com 40, vem o São Caetano. Portuguesa e Ponte Preta têm 38 e 36, respectivamente. Também citado, o Guarani está em segundo lugar, atrás apenas do líder Vasco, com com 46 pontos.

O dirigente enumerou outros lances duvidosos nos quais a interpretação equivocada dos juizes teria prejudicado o Vozão. Um deles, ainda no primeiro turno, foi exatamente contra o Tricolor paranaense.

- Contra o Figueirense, há menos de dez dias, tivemos dois jogadores expulsos com critérios duvidosos, pênalti não marcado, e eu já havia alertado a CBF para ser mais seletiva na escolha dos árbitros. De nada adiantou. No primeiro turno, contra o mesmo Paraná, vencíamos por 3 a 2 e sofremos o gol de empate no fim, num lance de impedimento que a TV mostrou para todo o Brasil (assista aos gols da partida no vídeo ao lado).

Evandro Leitão lamentou o mau resultado em casa, e fez um apelo para que a CBF reveja seus critérios na escolha de árbitros para que novas polêmicas não prejudiquem a imagem da competição e da instituição.

- Nós investimos, montamos bom time, nossos torcedores lotam o estádio e acontece esse tipo de coisa que põe em risco todo o trabalho. A Série B cresceu, ganhou visibilidade e a CBF precisa tomar providências para não comprometer sua credibilidade - lamentou Evandro Leitão.

Fonte: Globo Esporte.com