Mercado

Serginho se encaixa no perfil de atletas buscados pela SAF

Quem é Serginho? Provavelmente esta foi a pergunta que muitos vascaínos fizeram após a notícia de que o Vasco tem negociações avançadas para contratar o jogador que atua na Turquia. Aos 28 anos, ele é pouco conhecido entre os brasileiros porque fez sua carreira longe daqui. Afinal, como o Vasco chegou ao nome do atacante do Giresunspor?

Sucesso na Turquia

Antes de chegar à Turquia, Serginho jogou em Kosovo, na Albânia e na Macedônia. O brasileiro está no futebol turco desde 2020 e marcou 10 gols e deu 19 assistências em 93 jogos pelo Giresunspor.

Serginho chamou atenção no Shkupi, da Macedônia do Norte, com 19 gols em 61 jogos entre 2017 e 2020. Em setembro de 2020, ele chegou ao Giresunspor, onde fez sucesso nos últimos anos. O atacante brasileiro caiu nas graças dos turcos.

- Os torcedores o amam muito. Serginho foi muito feliz aqui - afirmou o jornalista turco Murat Ümit Uzun ao ge.

Com contrato até o fim de junho na Turquia, Serginho não vai permanecer no Giresunspor, a contragosto dos fãs do clube, que viram um jogador que consideram habilidoso e disciplinado taticamente, com recursos para aproveitar as oportunidades.

- Tem muita capacidade de jogo - resumiu o jornalista.

Serginho na atual temporada:

  • 29 jogos
  • 28 como titular
  • Atuou os 90 minutos em 12 jogos
  • 3 gols
  • 6 assistências
  • Último jogo: Giresunspor 1x1 Fenerbahçe - 07/05/23 - deu assistência
  • Último gol: Giresunspor 2x1 Gazisehir Gaziantep - 29/12/22

"Provou que pode jogar em time grande"

As primeiras reações ao nome de Serginho não são tão positivas, mas quem acompanhou o jogador de perto nos últimos anos garante que ele pode ajudar o Vasco no Brasileirão.

Serginho é atacante, joga pelos lados do campo e começou nas categorias de base do Vitória. No entanto, profissionalmente, sua carreira foi toda construída fora do Brasil. Mas o sonho do mineiro sempre foi disputar o Campeonato Brasileiro.

Mesmo tento atuado somente em países de menor expressão no futebol, a experiência e o protagonismo do atacante nos clube por onde passou animam o Vasco.

O treinador brasileiro Marcello Troisi comandou o Laci, da Albânia, em período próximo ao que Serginho defendeu o time. Apesar de não ter trabalhado com o atacante, Troisi o enfrentou no futebol albanês e o considera um jogador de muita qualidade.

- Acompanhei muito o campeonato albanês, o Serginho sempre foi o destaque do Laci. Conseguiu se destacar num campeonato que é difícil - disse Marcello Troisi ao ge.

- Para mim uma grande contratação, provou que pode jogar em time grande, não é qualquer um que vai para a Turquia e se dá bem. Tem boa finalização, faro de gol, joga pelos dois lados, característica é cortar para o lado e bater, jogador rápido, marca também - completou o técnico.

Jogador tem aval da 777

Antes de chegar à Turquia, Serginho jogou em Kosovo, na Albânia e na Macedônia. O brasileiro está no futebol turco desde 2020 e marcou 10 gols e deu 19 assistências em 93 jogos pelo Giresunspor. Em fim de contrato, ele se encaixa no perfil de atletas buscados pela SAF no momento: os que chegam sem custos. E joga em uma posição que é prioridade da diretoria na segunda janela de transferências.

A 777 Partners, dona do futebol do Vasco, tem participação majoritária em seis clubes espalhados por três continentes e possui profissionais no mundo todo. O departamento de análise vascaíno é auxiliado pela equipe de scout do grupo americano, que se reuniu recentemente com o diretor esportivo Paulo Bracks e executivos de outras equipes da 777 em evento na França.

A troca de informações entre os profissionais inclui possíveis reforços para o clube brasileiro. Serginho é um dos jogadores que receberam aval da 777 para que o Vasco pudesse iniciar negociações.

A reportagem apurou que o negócio com o Vasco não está fechado, mas está bem encaminhado. A expectativa é que o acordo seja concretizado antes da abertura da janela.

Fonte: ge