Sem saber seu futuro, Vasco recebe o lanterna Prudente em SJ
Virtualmente rebaixado, o Grêmio Prudente busca motivação para continuar lutando pela permanência na elite do Campeonato Brasileiro. A missão desta quinta-feira é vencer o Vasco, a partir das 21 horas, em São Januário, no Rio de Janeiro, no encerramento da 33.ª rodada.
A tarefa de escapar do rebaixamento, contudo, já não depende mais do time paulista. Mesmo se vencer seus últimos seis jogos, o Prudente não alcançará a marca de 45 pontos, número estipulado pelos matemáticos para se evitar a queda à Série B.
Após surpreender o Santos, por 3 a 2, na Vila Belmiro, a equipe comandada por Fábio Giuntini perdeu para o Cruzeiro, por 2 a 0, em casa. Com isso, o time estacionou nos 24 pontos, na última colocação, e precisará, além de vencer todos seus jogos, torcer por combinação de resultados.
Embora esteja praticamente livre do rebaixamento, o time cruz-maltino passa por um momento conturbado. Não vence há cinco rodadas três empates e duas derrotas e vem de uma goleada para o Vitória, por 4 a 2. Na 12ª posição, com 42 pontos, a equipe carioca deve sofrer protestos da torcida durante o jogo.
Reforço extra
Ciente do momento delicado, até o goleiro Márcio reapareceu no clube de Presidente Prudente para incentivar os companheiros. Ele está afastado há mais de três meses por conta dos gramados, após sofrer uma cirurgia no joelho. Sua volta está prevista para janeiro.
Não posso entrar em campo para ajudar, mas estou aqui torcendo. Enquanto houver chances matemáticas, vamos continuar acreditando em uma virada, afirmou.
Bacalhau tem desfalque
O Vasco não poderá contar com o meia Fellipe Bastos na partida desta quinta-feira. O jogador está com uma inflamação no púbis e foi vetado pelo departamento médico. Ele está fazendo tratamento em tempo integral e nutre a esperança de se recuperar a tempo de enfrentar o Fluminense no clássico do próximo domingo, no Estádio Engenhão.
De ontem (terça-feira) para hoje (quarta) as dores diminuíram, mas os médicos me explicaram que o púbis é uma região complicada de tratar e que o melhor seria parar para acabar não agravando e me impedindo de voltar a jogar esse ano, afirmou.
Fico triste de desfalcar o time nessa reta final, mas vou fazer de tudo para me recuperar rápido. Tenho a esperança de poder jogar contra o Fluminense. Estou seguindo à risca o planejamento dos médicos e fisioterapeutas e fazendo tratamento de manhã e à tarde todos os dias, concluiu.
Sem Fellipe Bastos, o técnico Paulo César Gusmão deve apostar na experiência de Fumagalli. Outra novidade será a volta do zagueiro Dedé, que estava suspenso, na vaga de Jandson Vieira. Na lateral, Max entra no lugar de Diogo.
Para este jogo, Giuntini terá dois desfalques: o volante Anderson Pedra e o meia Sasha cumprem suspensão pelo terceiro amarelo. Por outro lado, o goleiro Giovanni e o atacante Wesley retornam de suspensão.
Mudanças no Grêmio
O Grêmio Prudente deve ter quatro mudanças para o duelo. Duas delas, por conta das suspensões do meia Sasha e do volante Anderson Pedra, que receberam o terceiro cartão amarelo. O meia Carlos Eduardo deve entrar na vaga do primeiro.
A grande dúvida fica em relação ao substituto de Pedra. A primeira opção seria colocar o lateral-direito Bruno Ribeiro entre os titulares e deslocar volante João Vítor, que vem sendo improvisado na lateral, para sua posição de origem.
A segunda seria a entrada do zagueiro Leonardo. Neste último caso, o time sairia do tradicional 4-4-2 para o 3-5-2. João Vítor e Cleidson teriam mais liberdade para chegar ao ataque. Mas esta é uma opção remota.
Por outro lado, o técnico Fábio Giuntini terá o reforço de dois importantes jogadores. O atacante Wesley, artilheiro do time com nove gols, retorna de suspensão na vaga de Rhayner. Já o goleiro Giovanni, que também estava suspenso, ganhar o lugar de Sidney.
O atacante Wanderley, que foi impedido de jogar a derrota para o Cruzeiro, por 2 a 0, deve voltar ao banco. Já lateral-esquerdo Marcelo Oliveira, o volante Rodrigo Mancha e os atacantes Hugo, Rafael Martins e Gilmar também seguem no departamento médico.
- SuperVasco