Futebol

Sem pensar em levar gol

Para se classificar à próxima fase da Copa do Brasil, o Vasco precisa fazer algo que ainda não conseguiu nesta temporada: passar 90 minutos sem sofrer gol. A equipe recebe hoje à noite, às 20h30, o Botafogo, da Paraíba, em São Januário, pela partida de volta da Copa do Brasil. No primeiro confronto, as duas equipes empataram em 1 a 1. Com isso, uma repetição do resultado leva a partida para os pênaltis, enquanto empates por dois ou mais gols classificarão o Botafogo.
O técnico Renato Gaúcho promoveu mudanças em quase toda a defesa, pois somente o lateral-esquerdo Diego está mantido. Fábio Braz e Bebeto, até então titulares, estão fora. Em seus lugares entram Éder e Jorge Luis, este último fará a sua primeira partida oficial com a camisa do Vasco. Na lateral-direita, Claudemir substitui Wágner Diniz suspenso em razão da sua expulsão em João Pessoa. Mas as alterações não ficam somente no setor defensivo. Ramon ganhou a vaga do cabeça-de-área Osmar.

A barração de Fábio Braz e a opção por Éder, que não era relacionado para uma partida desde a derrota para o América, ainda no primeiro turno, foi explicada pelo técnico.

\"Tenho de preservá-lo. Não posso deixar o Fábio no banco. Já pensou se com dez minutos de jogo um titular se machuca e tenho de utilizá-lo? Vai ser vaiado desde o momento em que entrar no campo. Sentirá uma imensa pressão e não posso fazer isso. Estou confiante na entrada do Jorge Luis, que vem treinando muito bem\", disse Renato Gaúcho.

Uma eliminação será a deixa para que a crise caia de pára-quedas em São Januário. O grupo sente a pressão por resultados positivos, pois a equipe não sabe o que é comemorar uma vitória desde o dia 18 de janeiro, quando bateu o Volta Redonda, por 2 a 1, pela segunda rodada da Taça Guanabara. Mas se depender do histórico do Vasco em decidir classificação dentro de São Januário, os torcedores têm um bom motivo para se preocupar. Até hoje, foram dez eliminações em seus domínios.

Depois de hoje, todos saberão se as broncas do técnico Renato Gaúcho e as cobranças do presidente Eurico Miranda, que reuniu todos os jogadores e exigiu mais empenho, deram resultados.

As eliminações

89 - Vitória
91 - Remo
92 - CSA
97 - Atlético Paranaense
98 - Cruzeiro
99 - Goiás
2000 - Fluminense
2003 - Cruzeiro
2004 - 15 de Novembro
2005 - Baraúnas

Fonte: Jornal dos Sports