Sem Neymar, Phillipe Coutinho é a estrela da seleção sub-20
A idolatria do público feminino com Neymar já ultrapassou fronteiras. O craque do Santos e da Seleção Brasileira foi até cobiçado por algumas das musas da Copa América, mas foi na Granja Comary onde se atestou o seu enorme apelo entre as meninas, principalmente as adolescentes. Em preparação para o Mundial Sub-20 desde o dia 6 de julho, em Teresópolis-RJ, a garotada treinada por Ney Franco encontrou uma rotina muito mais tranquila em relação à época do Sul-Americano, em dezembro e janeiro, sem a famosa gritaria nas grades coladas ao campo de treinamento.
O curioso é que, no primeiro dia, fãs enfrentaram o rigoroso frio para tirar fotos com alguns dos atletas. A temperatura esquentou, mas a promessa de fazer das visitas uma religião não foi cumprida ao menos até esta sexta-feira, antepenúltimo dia do Brasil antes de embarcar para a Colômbia. Até meninos foram em maior quantidade, todos também com o intuito de pedir autógrafos e tirar fotos. Nessa categoria, o ex-vascaíno Philippe Coutinho, atualmente no Inter de Milão, foi um dos mais requisitados.
- O movimento está fraquinho, quem atrai as mulheres mesmo é o Neymar, apesar de ser feio pra caramba... Fazer o quê, né, está valendo. Tem o Coutinho aí também, mas não senti firmeza nele disse o meia Alan Patrick, ex-Santos e do Shakhtar Donetsk, aos risos. O meia Oscar também brincou, mas sem abandonar a seriedade.
Acho que é mais pelo Neymar. Vinha bastante menininha para vê-lo aqui antes do Sul-Americano (em dezembro e janeiro). Mas nossa Seleção é bem assim, todo mundo discreto para chegar lá na hora e mostrar o melhor. Eu que sou casado está bom demais (risos), não tem aquela gritaria afirmou o colorado.
Muita resenha para compensar concentração
A tranquilidade, é claro, virou um ponto favorável. Principalmente nos treinos, já que não havia quem pudesse facilitar a desconcentração o público aumentava nos jogos-treino, geralmente com a presença de familiares. Jogos do Campeonato Brasileiro também deixaram a Granja um pouco mais vazia, mas de atletas que viajaram para atuar por seus times.
Mas nem por isso eles ficaram quietinhos. Muitos deles apelaram para a tecnologia para passar o tempo. Outros usaram a imaginação e inventaram brincadeiras como alternativas para o longo período concentrado ao lado de muitos homens.
Uso o Twitter um pouquinho, mas não sou muito fã de internet. Jogo mais vídeo-game, ping-pong (enquanto Diego Maurício esteve concentrado houve o clássico Flamengo x Vasco), e aí é que rola a nossa rivalidade. Apostamos dentro de campo se alguém não conseguir acertar a trave tem de servir os amigos no almoço (o vascaíno Allan e o gremista Fernando foram duas das vítimas). O mesmo vale para o dois sem coxa (na qual só pode dar dois toques sem utilizar justamente tal parte do corpo). Todos estão sempre juntos, armando uma confusão vez ou outra, é claro, mas são todos parceiros contou Philippe Coutinho, fã de um futebol virtual como o zagueiro Juan, do Internacional.
Concentro com o Oscar e ficamos o dia inteiro jogando vídeo-game (risos). Colocamos a Liga dos Campeões inteira, jogo com um time, ele com outro, vamos contra máquina e nos encontramos na semifinal, ou final para ver quem é o melhor disse o defensor colorado.
Alan Patrick e Danilo, apontado por muitos do elenco como dois dos capitães da resenha, também opinaram.
Só tem artista nesse time. É cada figura que eu nunca vi... Tem resenha o tempo todo, um som tocando pagode também. O clima é ótimo e no Sul-Americano foi a mesma coisa, a diferença é que agora temos alguns novos jogadores. Mas não vejo trairagem, o grupo é muito bom e temos tudo para chegar nesse Mundial nos ajudando para ir longe disse Alan.
Essas brincadeiras são importantes para descontrair um pouco. Tem que ter esses caras para ajudarem. Um mês só com homem é complicado. No Sul-Americano ficamos até um pouco mais de tempo e deu certo.
De outra geração, o técnico Ney Franco aproveita o tempo livre de outras formas.
De vez em quando faço alguma atividade física para não ficar parado, leio livros, ouço música, vejo jogos de futebol, programas esportivos... Aliado a isso muitos estudos sobre o Egito. A comissão técnica também tem um espaço para depois do almoço e do jantar fazer a nossa resenha (risos), conversando sobre tudo.
A Seleção Brasileira se despede da Granja Comary neste domingo, quando embarca para Barranquilla, sede do Grupo E na primeira fase. Antes, no sábado, encerra a preparação com um jogo-treino contra o Macaé já venceu outros três, além do amistoso diante da Arábia Saudita. A estreia será no dia 29, sexta-feira, contra o Egito. Áustria e Panamá completam a chave.
- SuperVasco