Futebol

Sem amarelos no Carioca e com poucas faltas, Fernando desfaz rótulo de viole

Não é apenas pela liderança que Fernando tem se destacado pelo Vasco neste
início de temporada.

Na Taça Guanabara ele contribuiu para que o Clube da Colina terminasse com a melhor defesa do turno (quatro gols sofridos em sete partidas) e, aos poucos, a desfazer o rótulo de zagueiro truculento da época de Flamengo. Em sete rodadas, Fernando não recebeu nenhum cartão amarelo e cometeu pouquíssimas faltas: 11. Os desarmes limpos chegaram a 18. A mudança de comportamento e de atitude é fruto de amadurecimento e trabalho duro.

– São números positivos para um zagueiro. Estou mais experiente e tenho tentado ajudar o grupo.

Estava bem no ano passado, mas a equipe não se acertou. Meu desafio será manter o bom nível na Taça Rio – disse Fernando.

O atual grupo “comprou” a filosofia de Dorival Júnior, fato, que, na avaliação de Fernando, acelerou o processo de formação da equipe para a temporada de 2009.

– O Vasco está muito bem montado. Dorival tem dado padrão à equipe, o que facilita a evolução. Hoje, a marcação começa no ataque. Com a colaboração de todos as coisas ficam mais fáceis para os jogadores de defesa – destacou Fernando.

Um dos pilares da equipe montada pelo técnico Dorival Júnior, Fernando, com muito jogo de cintura, superou a desconfiança da torcida vascaína. O passado pelo Flamengo – clube que o revelou – não o atrapalhou na conquista de espaço em São Januário.

– Encontrei tranquilidade para trabalhar no Vasco. Mas a minha evolução, assim como a de toda equipe, é fruto de trabalho coletivo. Dorival exige muito. Nós também nos cobramos muito, pois sabemos que este ano é muito importante para o Vasco – disse Fernando.

Confira bate-bola com Fernando
Qual será o objetivo do Vasco no returno do Carioca?
O Vasco provou que não é mais azarão. Temos totais condições de disputar o título do returno, mas sabemos que será mais difícil.

Qual será o diferencial do Vasco na Taça Rio?
Ficamos fora das finais da Taça GB, mas tivemos tempo para nos preparar, melhorar nossas qualidades e corrigir nossos pontos fracos.

Após o bom primeiro turno, você acha que o Vasco recuperou a credibilidade? Superamos a desconfiança, sim. Creio que os rivais nos enfrentarão com mais cautela.

Fonte: Lance