Clube

Seleção de refugiados e imigrantes vence time de funcionários do Vasco

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Especial de Cidadania, realizou, em parceria com o Vasco da Gama, neste domingo (20/2), no estádio São Januário, o primeiro amistoso da seleção de refugiados e imigrantes.  A partida, contra um time de funcionários do clube carioca, foi melhor para os imigrantes, que venceram o jogo, com tranquilidade, por 3 a 0.

O evento faz parte dos preparativos para a Copa dos Refugiados, organizada pela ONG PDMIG-África no Coração, que conta com parceiros como a OIM (Organização Internacional para as Migrações), Cruz Vermelha, SESC e Prefeitura do Rio. A Copa dos Refugiados terá início em 4 de agosto.

– Sabemos da importância do esporte para fomentar a inclusão social. A Secretaria de Cidadania trabalha sempre com o objetivo de defender os direitos da população carioca e os direitos humanos – declarou o secretário de Cidadania, Renato Moura, presente ao evento.

O jogo contou, também, com uma homenagem do Vasco da Gama à família de Moïse Kabagambe, congolês assassinado no Rio, em janeiro, bem como uma manifestação institucional do clube em apoio aos imigrantes e refugiados.

– A Prefeitura do Rio, a PDMIG e o Vasco da Gama formalizaram esta parceria no intuito de atuar firmemente no combate ao racismo e à xenofobia, buscando promover a integração e a solidariedade – afirmou Matheus Tavares, coordenador de Direitos Humanos da Secretaria de Cidadania.

Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro