Futebol

Seleção Brasileira contou com dois vascaínos na Copa do Mundo de 1982

O VASCO NAS COPAS

Hoje falaremos sobre a décima segunda Copa do Mundo, disputada em 1982, na Espanha. A Seleção Brasileira teve 2 atletas do Vasco.

A Copa do Mundo de 1982 foi a primeira edição que contou com 24 participantes. Disputada na Espanha, o torneio sagrou o tricampeonato da Itália, que empatou com o Brasil em número de títulos. A forte Seleção Brasileira acabou eliminada na 2ª fase, justamente pelos campeões. 

Roberto Dinamite e Pedrinho foram os representantes vascaínos na Seleção. Lotada de craques, mas com algumas escolhas questionáveis, a equipe brasileira fez uma ótima 1ª fase vencendo União Soviética, Escócia e Nova Zelândia. Na 2ª fase, caiu no grupo B, com Argentina e Itália. 

Após grande vitória sobre os argentinos, campeões em 78, muitos acreditavam que o Brasil era o favorito ao título. Mas acabou perdendo para a Itália por 3 a 2 e sendo desclassificado, uma vez que apenas o 1º colocado de cada grupo avançaria para as semifinais. 

Um dos melhores jogadores do Brasil na Copa de 1978, Roberto Dinamite acabou não sendo escalado pelo técnico Telê Santana. Pedrinho Vicençote, seu companheiro de equipe, também não participou de nenhuma partida. Dessa forma, a equipe brasileira assistiu a Itália conquistar o tri. 

Fonte: Twitter de São Januário