Futebol

Segurança do Corinthians agenda reunião com PM do Rio

A segurança dos torcedores corintianos que vão até o Rio de Janeiro para assistir a partida entre Vasco e Corinthians pela quartas de final da Copa Libertadores, também é motivo de preocupação para o time paulista.

Durante o embarque da equipe, o chefe de segurança do Corinthians, Waldir Dutra, confirmou que tem uma reunião agendada com a Polícia Militar do Rio de Janeiro para tratar deste assunto.

\"Vamos fazer uma reunião com a PM do Rio de Janeiro, porque sabemos que já existem ameaças sendo feitas pelos torcedores. Eles estão se organizando\", disse Dutra.

O comandante refere-se a um torcedor do Vasco, identificado como João Olivio, que nas redes sociais pede que os torcedores levem canivetes para o duelo contra o time paulista.

O Ministério Público também considera a partida de alto risco. O histórico recente de violência entre as torcidas contribuiu para análise definitiva do caso. Por isso, a promotoria paulista sugeriu e as caravanas dos torcedores visitantes serão acompanhadas pelo MP nos dois jogos. A proteção aos corintianos será reforçada e a Polícia Militar do Rio de Janeiro afirmou que irá reagir com tiros, caso seja necessário.

O Corinthians embarca nesta tarde para o Rio de Janeiro e realiza um treino de reconhecimento do gramado, às 19 horas, em São Januário. A partida será nesta quarta-feira, às 21h50.

O MANUAL DE \"SOBREVIVÊNCIA \" PARA O CORINTIANO EM SÃO JANUÁRIO

O que as torcidas organizadas fazem?
- A maioria proíbe mulheres e crianças nos jogos em São Januário.
- Os ônibus procuram não desgarrar do comboio escoltado pela PM. Veículos isolados se tornam alvos fáceis de emboscadas.
- Chegar ao Rio horas antes da partida na tentativa de evitar que as revistas da Polícia Militar façam com que a entrada no estádio aconteça no segundo tempo.
- Evitam paradas na estrada após chegar ao Rio de Janeiro, cumprindo determinação que a PM costuma fazer. Quem para, corre o risco de ter problemas com a polícia.
O que os torcedores \"avulsos\" devem fazer?
- Chegar cedo ao estádio. Ir sem camisas do time e bandeiras, nem escondidas. Evitar também a combinação vermelho e preto, cores do Flamengo.
- Ir acompanhado, mas evitar andar em grupos com mais de três pessoas. Muitos torcedores juntos sem a camisa do time da casa chamam mais atenção.
- Verificar com antecedência o portão de entrada. Parar para pedir informação é se denunciar como forasteiro. Evitar ficar fora do estádio antes do jogo e falar o mínimo possível no caminho até o portão. O sotaque denuncia o visitante.
- Não se misturar às organizadas na saída. Costuma haver confusões entre os torcedores e a PM. Planejar com antecedência a volta. O entorno de São Januário é complicado para quem não conhece a região, ainda mais de madrugada.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DO CORINTHIANS NO UOL ESPORTE LEIA MAIS NOTÍCIAS DO VASCO NO UOL ESPORTE Briga com torcedores em todo mundo
Briga com torcedores em todo mundo
#dev_albumEmbed010(\"tagalbum\",\"48779\")

Fonte: UOL Esporte