Futebol

Segundo os cálculos, Brasileirão 2023 terá todos os 'grandes' na elite

Desde 2019 o Campeonato Brasileiro não conta com todos os 12 times que tradicionalmente são chamados de "grandes" na cultura do futebol brasileiro: Palmeiras, Corinthians, São Paulo, Santos, Flamengo, Fluminense, Vasco, Botafogo, Grêmio, Internacional, Atlético-MG e Cruzeiro. No entanto, a Bola de Cristal do Brasileirão do GLOBO e Extra indica que em 2023, enfim, teremos de volta todos esses clubes na Série A.

O Brasileirão de 2020 não contou com o Cruzeiro, que havia sido rebaixado no ano anterior. Em 2021, Botafogo e Vasco também caíram para a Série B e se juntaram ao clube mineiro, que não conseguiu o acesso. Neste ano, o alvinegro carioca retornou à elite, mas o Grêmio sofreu mais um descenso em sua história e está na segundona juntamente com o cruzmaltino e o cabuloso.

Segundo os cálculos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), nenhum integrante do G12 — forma como o grupo é denominado — na Séria A aparece com mais de 20% de chances de cair para a segunda divisão. O time que possui maior risco de ser rebaixado é o Botafogo, com 17%. Todos os demais, apresentam menos de 10%.

O Atlético-GO é quem tem a maior probabilidade de queda, de acordo com a ferramenta, com 74,8%. Seguido por Juventude, 72,8%, Fortaleza, 55%, e Avaí, 44,5%.

Os três clubes do G12 presentes na Série B estão muito bem encaminhados para o retorno à elite do futebol brasileiro, conforme os matemáticos. O Cruzeiro já tem 99,42% de chances de subir e está com os dias contatos na segunda divisão nacional. Grêmio e Vasco, que também fazem um campeonato sólido, surgem com 76,1% e 70,1%, respectivamente.

O time mineiro é disparado quem possui a maior possibilidade de ser campeão, com 80,1%. Os gaúchos vem logo na sequência com, apenas, 7,4%. Bahia e Vasco completam os candidatos ao título, com 5,5% e 5,4%, respectivamente. As equipes restantes aparecem com menos de 1%.

Fonte: Globo Online