Segundo matemático, chances do Vasco cair, que eram de 74%, caíram para 64%
Além de lavar a alma da torcida tricolor, a vitória por 3 a 0 sobre o Palmeiras no Maracanã fez o Fluminense respirar na tabela do Brasileirão. Segundo cálculos do matemático Tristão Garcia, do site Infobola, o risco de o time de René Simões ser rebaixado caiu de 49% para 34% ao término da 31ª rodada.
Agora, o Flu tem 34 pontos e está na 14º colocação, pulando três posições em relação à última rodada e saindo da zona de rebaixamento. A pior situação na tabela é a do Ipatinga: com a derrota para o Botafogo, o clube mineiro viu a possibilidade de voltar à Série B subir para 95% (veja mais detalhes abaixo).
Na parte de cima da classificação, o líder Grêmio tem 43% de chances ser campeão. O time gaúcho tem vantagem de três pontos o São Paulo, segundo colocado (59 a 56). Segundo Tristão, o Cruzeiro, que está em terceiro com 55, é o segundo com mais chances de levar o título: 17%.
São Paulo (56 pontos), Flamengo e Palmeiras (55) aparecem com 13% de possibilidades de levantar a taça no final do Brasileirão. O Botagogo (49) tem apenas 1%.
Para garantir a vaga na Libertadores, Tristão aponta Grêmio (93%), Cruzeiro (77%), São Paulo (75%) e Palmeiras (73%) como favoritos. O Flamengo tem 67% de chances.
Tabela Dinâmica: simule os resultados e veja a classificação
Confira a situação de cada time que briga contra o rebaixamento:
20º lugar - Ipatinga
Pontos - 28
Risco de rebaixamento - 95% Jogos que faltam - Portuguesa (F), Coritiba (C), Inter (F), Sport (C), Palmeiras (F), Grêmio (C) e Fluminense (F).
19º lugar - Vasco
Pontos - 30
Risco de rebaixamento - 64%
Jogos que faltam - Atlético-PR (C), Fluminense (F), Santos (C), Atlético-MG (F), São Paulo (C), Coritiba (F) e Vitória (C).
18º lugar - Atlético-PR
Pontos - 31
Risco de rebaixamento - 66%
Jogos que faltam - Vasco (F), Sport (C), Figueirense (F), Vitória (C), Botafogo (F), Náutico (F) e Flamengo (C).
17º lugar - Portuguesa Pontos - 32
Risco de rebaixamento - 47% Jogos que faltam - Ipatinga (C), Flamengo (F), São Paulo (C), Fluminense (F), Goiás (C), Sport (C) e Cruzeiro (F).
16º lugar - Náutico
Pontos - 32
Risco de rebaixamento - 57%
Jogos que faltam - Inter (F), Vitória (C), Coritiba (F), Cruzeiro (C), Figueirense (F), Atlético-PR (C) e Santos (F).
15º lugar - Figueirense
Pontos - 34
Risco de rebaixamento - 30%
Jogos que faltam - Fluminense (C), Grêmio (F), Atlético-PR (C), São Paulo (F), Náutico (C), Botafogo (F) e Inter (C).
14º lugar - Fluminense
Pontos - 34
Risco de rebaixamento - 34% Jogos que faltam - Figueirense (F), Vasco (C), Cruzeiro (F), Portuguesa (C), Inter (F), São Paulo (F) e Ipatinga (C).
13º lugar - Atlético-MG Pontos - 38
Risco de rebaixamento - 5% Jogos que faltam - Coritiba (F), Botafogo (C), Vitória (F), Vasco (C), Sport (F), Santos (C) e Grêmio (F).
12º lugar - Santos
Pontos - 39
Risco de rebaixamento - 1%
Jogos que faltam - Sport (F), Palmeiras (C), Vasco (F), Inter (C), Coritiba (F), Atlético-MG (F) e Náutico (C).
- SuperVasco