Imprensa

Sede social do Vasco virará patrimônio cultural do Rio de Janeiro

Localizada no bairro de São Cristóvão, no Rio de Janeiro, a sede do Clube de Regatas Vasco da Gama está em processo de tombamento pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) – situação idêntica ocorreu com General Severiano (Botafogo) e Laranjeiras (Laranjeiras).

A estimativa do instituto é que a formatação do processo de tombamento – que inclui inventário, com produção de histórico e levantamento fotográfico – deva estar concluída no máximo até o fim de setembro.

O fato, porém, não inviabilizará que o estádio de São Januário passe por eventuais modificações, necessárias à modernização do local onde são realizadas as partidas de futebol.

“Não haverá nenhum problema se, por exemplo, o estádio precisar ser reformado para a Copa do Mundo. O Maracanã é tombado e acabou de passar por obras de modernização, porque você não pode congelar um estádio que precisa constantemente se modernizar para se adaptar as regras esportivas. O tombamento de São Januário preservará as características fundamentais da arquitetura da sede social, como os azulejos da entrada, que não poderão ser mexidos”, ponderou o presidente do Inepac, Marcus Monteiro.

Fonte: Cidade do Futebol