Clube

Sede Náutica do Vasco participa de concurso de paisagismo

Nos últimos dias, os jardins situados no entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas amanheceram mais floridos. Maximizado pela chegada da primavera, o novo colorido é resultado do esforço de moradores da região, que nos últimos meses plantaram mudas e incrementaram os canteiros para participar do Rio + Flores, concurso que vai eleger os dez melhores jardins e canteiros das avenidas Borges de Medeiros e Epitácio Pessoa.

Os cariocas podem votar até o próximo dia 7 pelo site riomaisflorido- .com.br ou pela página do evento no Facebook. O resultado do concurso, que é realizado pela prefeitura com o apoio da Estácio de Sá, será divulgado dia 15 de outubro e terá entrega de prêmios dia 18, em solenidade no Palácio da Cidade.

No total, cinco clubes — Naval, Caiçaras, Jockey, Flamengo e a sede náutica do Vasco da Gama — e 25 condomínios participam da primeira edição do evento. Cada inscrito recebeu sacos com adubo produzidos a partir de lixo orgânico. A primeira moradora da Lagoa a aderir ao concurso foi Lenny Niemeyer: a estilista incrementou seu canteiro com bromélias. No geral, a flor mais utilizada foi a ixora, considerada uma das mais resistentes para jardins urbanos, seguida da orquídea, a preferida entre os cariocas. Os participantes utilizaram cerca de 50 mil mudas de plantas e 150 espécies adequadas ao clima tropical.

De acordo com o secretário de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Roberto Osório, o programa já é um sucesso.

— Temos visto trabalhos caprichados, o que nos dá orgulho e a certeza de que será muito difícil escolher o campeão.

Por isso, contamos com a ajuda do carioca. Cada voto pode ser decisivo — aposta o secretário, completando que a próxima edição do concurso será realizada na Zona Norte, com data a definir.

O evento contempla duas categorias: áreas de até 32 metros quadrados e acima dessa medida. A avaliação dos votos será realizada pela comissão julgadora, formada por representantes da Secretaria de Conservação, Fundação Parques e Jardins, Jardim Botânico e um grupo de paisagistas.

Além da beleza, serão avaliadas também a diversidade de espécies usadas e a adequação das plantas ao clima da Lagoa. Os vencedores podem ganhar até R$ 4 mil, cursos de paisagismo no Jardim Botânico e um passeio de helicóptero.

(Matéria reproduzida diretamente da versão papel do Jornal O Globo)

Fonte: Jornal O Globo