Futebol

Seconserva se pronuncia sobre fradinhos quebrados no entorno de São Januário

Neste sábado de clássico entre Vasco e Botafogo pelo Brasileirão, moradores registraram algo inusitado no entorno do estádio São Januário, onde a bola rola às 18h30. Fradinhos que haviam sido instalados nas calçadas ao redor do local para evitar estacionamento irregular e facilitar a passagem de pedestres foram depredados. Nas redes sociais há vídeos que mostram o ocorrido.

"Todos os fradinhos de PVC instalados na Rua Ricardo Machado para liberar o fluxo da calçada para pedestres e torcedores foram quebrados!", escreveu perfil da Página de São Cristóvão no Instagram.

A Secretaria de Conservação do Rio informou ao EXTRA que realizou vistoria no local e constatou que os fradinhos foram instalados pelo clube Vasco da Gama. O clube foi demandado pela reportagem, mas até o momento do fechamento, não retornou.

"O clube será contactado para que informe as providências que serão tomadas. Vale esclarecer que, por lei, a responsabilidade pela manutenção e pelo conserto de passeio público (calçada) é do proprietário, inquilino, condomínio ou estabelecimento comercial. Cabe à Conservação executar os reparos em calçadas que ficam diante de prédios públicos, na orla ou no entorno de áreas de uso comum, como praças e parques", disse a secretaria em nota.

Na web, moradores e torcedores lamentaram o ocorrido: "A calçada tava ótima! Absurdo!", disse um internauta; "Ridículo, isso é segurança para o pedestre e quebram. Ignorância", comentou outro no Instagram; "E ninguém viu ou filmou o momento que fizeram isso!?", questionou um terceiro perfil.

Fonte: extra.globo