Clube

Se estivesse vivo, Alcir Portela faria hoje 67 anos

Caros vascaínos, saudações.

No dia 09 de maio de 1944, nascia no Rio de Janeiro (RJ), Alcir Pinto Portela Prates, ou como a imensa torcida vascaína o conhecia, ALCIR PORTELA.

A vida profissional de Alcir Portela se confunde com a trajetória cruzmaltina de 1963, quando chegou ao VASCO DA GAMA até de seu falecimento em 2008.

Jogando como cabeça-de-área, o jogador foi o capitão do time da Cruz de Malta durante dez anos, e foi o primeiro vascaíno a erguer uma taça de Campeão Brasileiro em 1974, sendo que na final que deu o título do VASCO DA GAMA, foi Alcir Portela que fez o lançamento em profundidade para o Atacante Jorginho Carvoeiro fazer o gol do título.

Sua última partida oficial foi em 14 de agosto de 1975, em Botafogo 0 x 2 Vasco, pelo Campeonato Carioca 1975.

Foi, também, o único a participar de todas os quatro títulos brasileiros do VASCO DA GAMA, como jogador em 1974, e como auxiliar técnico em 1989, 1997, e 2000.

Como se não bastasse sua dedicação em campo, quando encerrou a carreira passou a integrar a comissão técnica do time de futebol, e sempre que era convocado, assumia o cargo de treinador para substituir algum técnico demitido.

Durante algumas dessas substituições, foi responsável por levar o time a conquistas que talvez nem os próprios torcedores acreditassem.

Alcir Portela conquistou como treinador o Tricampeonato do Troféu Ramon de Carranza 1989, e a Taça Guanabara 1990.

Considerado por muitos torcedores como um patrimônio do clube, Alcir Portela faleceu em 29 de agosto de 2008 e teve, em seu velório, uma bandeira do VASCO DA GAMA sobre seu esquife.

Saiba mais em http://blog.maismemoria.net/?p=298

HOMENAGEM DO BLOG AO PRIMEIRO CAPITÃO VASCAÍNO, CAMPEÃO BRASILEIRO, ALCIR PORTELA, PATRIMÔNIO DO VASCO.

EU SOU VASCO E MINHA PAIXÃO NÃO TEM LIMITES!


Agradecemos ao nosso colaborador Jorge Luiz Alves Bezerra, do site Paixão da Gama pelo envio da matéria.

Você já enviou sua notícia para o SUPERVASCO.COM? Se não enviou ainda, faça-o através da seção VC no SV e torne-se um colaborador do site.

Fonte: Blog Paixão da Gama