Se chapas não entrarem em consenso, Justiça deve decidir forma da eleição
A eleição do Vasco segue polêmica. Depois da suspensão neste sábado (7), durante a votação que ocorria em São Januário, o torcedor vascaíno quer saber qual o próximo passo para ter a definição do novo presidente.
Depois da suspensão do pleito, a pedido do candidato Leven Siano, a votação foi retomada e se encerrou pouco depois das 22h. O argumento usado pelo representante da chapa Somamos é que o que foi suspenso foi o resultado da eleição, mas não ela em si.
Por falta de local para serem guardadas, com segurança, as urnas foram apuradas, com 3447 votos contabilizados. Tendo 1155 desses, Leven Siano foi o mais votado e, após o término da contagem, falou como presidente eleito do clube.
“O resultado das urnas mostra a insatisfação do sócio com o quadro atual do Vasco e com certos personagens batidos da política do clube. Fui vencedor com toda a humildade em todas as urnas, mas a minha maior vitória foi ver a alegria no olhar de tantos vascaínos na fila de votação para exercer seu direito democrático de escolher o novo presidente do seu clube. Agradeço a confiança. O que quero agora é construir um Vasco gigante para todos nós”, disse.
Em nota oficial, porém, o autor do pedido no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e presidente da Assembleia Geral do Vasco da Gama, Faues Cherene Jassus, o Mussa, disse que entrará em contato com os candidatos em busca de um consenso sobre a nova data da eleição, mas que a liminar que a votação, de forma online, em 14 de novembro é a que está em vigor.
“O processo eleitoral, portanto, terá o seguimento necessário, com a costumeira isenção, respeitadas as legislações civil e extravagante vigentes, as normas estatutárias e regimentais e, sobretudo, as decisões judiciais”, afirmou.
Em contato com um advogado, a reportagem do ESPN.com.br ainda viu que, por se tratar de uma medida de tutela de urgência, deverá haver uma definição judicial definitiva sobre o formato e a data da votação. As chapas podem, ainda assim, entrar em um consenso para evitar a extensão do processo.
No pleito, concorrem cinco candidatos: Alexandre Campello, da chapa No Rumo Certo, Jorge Salgado, da chapa Mais Vasco, Julio Brant, da chapa Sempre Vasco, Leven Siano, da chapa Somamos, e Sérgio Frias, da chapa Aqui é Vasco.
Fonte: ESPN Brasil