Clube

São Januário não será fechado nos Jogos Militares

O acordo firmado de cessão do Engenhão para a disputa dos Jogos Mundiais Militares de 2011, no Rio de Janeiro, dará ao Botafogo mais uma oportunidade de lucrar. Nos próximos dias, um núcleo de trabalho irá se reunir para decidir o custo de toda a operação, incluindo o aluguel que será pago ao Glorioso, que não vai gastar com o estádio durante o período em que ele ficará sob responsabilidade do Comitê de Planejamento do Jogos.

Além do dinheiro do aluguel, o Botafogo vê os Jogos como uma chance de atrair patrocinadores.

- O principal para o Botafogo é a divulgação do estádio. São mais de 100 países. Os patrocinadores darão uma atenção maior - explicou o diretor executivo do Bota, Sérgio Landau, que pensa a longo prazo.

A curto prazo, a maior preocupação dos torcedores é com o fechamento do Engenhão durante o Brasileiro, entre os dias 13 e 26. Mas, assim como o Botafogo, o Fluminense não mostrou preocupação.

Nesse período, serão disputadas apenas duas rodadas, sendo um jogo em casa e outro fora. Os cariocas não veem grande prejuízo e acreditam que são boas as chances de conseguir uma inversão de mando junto à CBF. Se não for possível, já há outras alternativas em pauta.

- Se não me engano, o que vai acontecer é inversão de mando de campo. Não vamos precisar tirar os jogos do Engenhão. Se não acontecer, o Botafogo pensa como opção Juiz de Fora (MG), onde temos uma torcida ferrenha - disse o presidente do Botafogo, Mauricio Assumpção.

SÃO JANUÁRIO NÃO PREOCUPA

Além do Engenhão, São Januário também será palco dos Jogos Militares de 2011. Mas não há motivo de preocupação para os torcedores vascaínos, pois o estádio não será fechado para a competição. Quem garante é o presidente Roberto Dinamite.

Ao contrário do Engenhão, que irá receber as cerimônias de abertura e encerramento, além das competições de atletismo e as partidas semifinais e finais do futebol, São Januário vai ser palco dos outros jogos de futebol e já tem toda a estrutura montada.

- São Januário será usado nos Jogos Militares, mas não será fechado - garantiu Dinamite.

ALTERNATIVAS:

Inversão de mando: uma das opções é a inversão de mando de campo nas rodadas do Brasileiro entre o dia 17 e 27 de julho. Para isso, a Diretoria de Competições da CBF teria de autorizar a mudança. Algo que já aconteceu em 2007, para o Pan-Americano, quando o Maracanã teve de ser fechado.

São Januário: o estádio do Vasco também será um dos palcos dos Jogos Militares, mas o presidente cruz-maltino Roberto Dinamite garantiu que não precisará ser fechado e não vê problemas em emprestar a algum outro rival em caso de necessidade.

Volta Redonda: o Raulino de Oliveira constantemente é usado pelos clubes cariocas e poderia ser uma opção, pois seriam poucos jogos e não haveria grande prejuízo.

Macaé: Com o fechamento do Maracanã, o Flamengo já pensou em mandar alguns jogos no estádio da cidade. Vanderlei Luxemburgo foi, inclusive, conhecer a estrutura.

Juiz de Fora: uma outra possibilidade é aproveitar cidades de outros estados onde as torcidas são grandes. No caso do Botafogo, Juiz de Fora é uma das alternativas levantadas.

Fonte: Lancenet!