Clube

São Januário e Engenhão sediam Jogos Mundiais Militares

Em razão do acordo firmado entre o Comitê de Planejamento Operacional (CPO) dos 5º Jogos Mundiais Militares com o Botafogo e o Vasco da Gama, o Estádio Olímpico João Havelange (Engenhão) e o Estádio de São Januário serão ocupados durante a competição. No Engenhão serão realizadas as competições do atletismo e as finais do futebol, além das Cerimônias de Abertura e Encerramento. Já em São Januário ocorrerão as partidas de futebol masculino e feminino.

O evento acontecerá na cidade do Rio de Janeiro, de 16 a 24 de julho de 2011, e reunirá aproximadamente 6 mil atletas e 2 mil delegados vindos de mais de 100 países. Vinte modalidades esportivas serão disputadas, sendo seis militares, como o Pentatlo Naval, Militar Aeronáutico, Orientação, Paraquedismo e Tiro. O Brasil deverá participar com 250 atletas e estará representado em todas as modalidades.

As negociações envolvendo a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e os clubes para a cessão dos estádios para o Comitê de Planejamento Operacional dos Jogos Rio 2011 começaram no início de 2010 e, desde então, diversos encontros já ocorreram na intenção de acertar detalhes para a utilização das instalações.

\"No acerto feito com os clubes, o uso do Engenhão e de São Januário será compartilhado entre com o CPO de 23 de junho a 10 de julho. A partir do dia 11 e até o dia 25, não haverá jogos em ambos os estádios. Eles serão de uso exclusivo dos 5º Jogos Mundiais Militares\", afirmou o Gerente de Esportes Coletivos dos Jogos Rio 2011, Coronel José Ricardo Paschoal.

Segundo o Gerente de Esportes Individuais, Cel Mauro Secco, um núcleo inicial de trabalho formado pela gerência de Instalação e de Competição começará a trabalhar no Engenhão a partir do mês de abril, com o conhecimento e concordância do Botafogo.

\"O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, e o diretor de competição, Virgilio Elísio, vem dando apoio irrestrito à competição de futebol dos Jogos Mundiais Militares\", ressaltou o Gerente de Futebol Coronel Tadeu Correia da Silva.

Fonte: Terra Esportes