Futebol

Santos-AP faz parceria com o Vasco para disputar Série D

Mesmo com às atenções voltadas para o segundo turno do Campeonato Maranhense o Sampaio não esconde que seu grande objetivo na temporada é o Brasileiro da Série D.

A equipe maranhense está no grupo A2 da competição e já conhece três dos quatro adversários. O Comercial-PI, o Araguaína-TO e o Santos-AP. O outro adversário será um representante do Mato Grosso que ainda não foi definido.

O GLOBOESPORTE.COM/MA foi em busca de informações a respeito da preparação dos adversários do Sampaio. E obteve dados sobre como chegaram e como estarão no Campeonato Brasileiro da Série D.

Araguaína-TO

A equipe representa o Tocantins na Série D pelo fato de ter sido rebaixada ano passado na terceira divisão do Brasileiro. Mesmo com a tabela já divulga e a estreia contra o Comercial-PI já confirmada no dia 27 de maio, o clube ainda busca judicialmente retorno ao terceiro nível nacional, argumentando que foi prejudicado por sansões da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

A nível estadual a equipe não vem bem, e também teve rebaixamento. O time está fora da primeira divisão tocantinense. E em disputa pela segundona do estado, buscará a volta à divisão de elite do Tocantins.

Dentro da imprensa local comenta-se que a equipe formará um bom time para conquistar dois acessos no ano de 2012. À volta a Série C na esfera nacional e a primeira divisão do Estadual.

Comercial-PI

Com complicações extra-campo junto à Federação de Futebol do Piauí (FFP), o estado teve seu representante indicado à CBF através do Torneio Movimentação. E o vencedor da competição foi o Comercial-PI que venceu o Flamengo-PI nos pênaltis, após empate por 1 a 1.

Será a segunda vez consecutiva que o clube piauiense compõe o grupo A2 ao lado do Sampaio. No ano passado, os times fizeram o dever de casa, com cada um vencendo em seus domínios no confronto direto.

Para a competição a meta é fazer diferente do que foi realizado em 2011 quando a equipe sequer avançou na fase de grupo. O time piauiense estreia em casa contra o Araguaína-TO no dia 27 de maio.

\"SampaioSampaio estreia na Série D do Brasileiro dia 27 de maio contra representante do Mato Grosso

(Foto: Afonso Diniz/GloboEsporte.com)


Santos-AP

O time amapaense ficou com a vaga na competição nacional por ter sido vice-campeão Estadual em 2011, perdendo o título para o Trem-AP. Segundo o regulamento da competição o campeão deveria ficar com vaga na Copa do Brasil 2012 e Brasileiro Série D do mesmo ano.

No entanto, em um documento assinado pelos presidentes das duas equipes houve uma mudança dando ao segundo colocado do Amapaense a vaga na quarta divisão. O Trem-AP já inclusive foi eliminado na Copa do Brasil, já o Santos-AP jogará sua sorte na Série D 2012.

Assim, o Santos vai a busca do acesso à terceira divisão nacional. A equipe aposta em uma parceria com o Vasco-RJ. O ex-observador do clube carioca, Wilsinho Mendoça assumiu a comissão técnica do time. E com ele trouxe uma série de jogadores vinculados ao time cruzmaltino.

A estreia do Santos-AP será no dia três de junho contra o Araguaína-TO. O jogo será realizado em Tocantins.

Representante do Mato Grosso

Ainda não há uma definição sobre o representante do Mato Grosso para o Brasileiro da Série D. A equipe será indicada através do Estadual deste ano. A competição esta no fim da primeira fase, quatro equipes garantem classificação.

No entanto, dois dos postulantes às semifinais já estão na Série C, o Cuiabá e o Luverdense. Assim, a vaga deve ficar entre Vila Aurora e Mixto, que a duas rodadas do fim da primeira fase estão no G4. O União Rondonópolis na quinta colocação está a quatro pontos do quarto Vila Aurora. E mesmo que de forma remota ainda briga pela vaga.

A última vez que o Sampaio enfrentou um time do Mato Grosso em competições nacionais, foi justamente na Série D 2011. Quando teve o sonho de acesso interrompido na segunda fase da competição pelo Cuiabá.

Fonte: ge