Futebol

Saiba um pouco mais sobre o clássico "Vasco x Palmeiras"

Vasco e Palmeiras, duas das maiores potências do futebol brasileiro, se enfrentarão três vezes consecutivas neste mês de agosto. As equipes entram em campo duas vezes pela Copa Sul-Americana e, nesse meio tempo, ainda duelam pelo Campeonato Brasileiro. Tudo em curto espaço de tempo. O primeiro compromisso já é nesta quinta-feira, dia 11 de agosto, em São Januário, pela competição continental.

Palmeiras e Vasco já proporcionaram jogos históricos em competições sul-americanas. Qualquer vascaíno lembra e se orgulha do feito que a equipe conseguiu ao virar para cima do Verdão em pleno Parque Antártica na final da Mercosul do ano 2000. Naquela ocasião, depois do Vasco vencer uma partida em São Januário e o Palmeiras triunfar em São Paulo, as equipes voltavam a se enfrentar na casa do Porco, para decidir o título.

Na primeira etapa, Arce, Magrão e Tuta marcaram para o Verdão e deixaram a equipe paulista com uma larga vantagem. Mas na segunda etapa, Romário entrou em cena, marcou três vezes e contando com mais um tento de Juninho Paulista os cruzmaltinos viraram a partida e sagraram-se campeões.

Uma das tradicionais músicas da torcida vascaína traz o verso \"e na virada mais bonita da história\", em homenagem a essa partida. Naquela campanha da Mercosul, o Vasco contava com Juninho e Felipe, jogadores que atuaram em outros países e que hoje defendem novamente as cores do clube carioca.

Um ano antes da histórica vitória vascaína, em 1999, as duas equipes se enfrentaram pelas oitavas da Libertadores e, dessa vez, melhor para o Palmeiras. No jogo de ida, em São Paulo, a partida terminou 1 a 1, com gols de Oséas para o Palmeiras e Guilherme para o Vasco. Na partida de volta, o time paulista venceu em São Januário de virada, por 4 a 2. Logo no começo do jogo, Luizão abriu o placar para o Vasco, mas Paulo Nunes e Alex viraram a partida. Ramón voltou a empatar, mas Alex e Arce balançaram as redes e garantiram a classificação.

Um detalhe interessante é que, após bater o Vasco na Libertadores, o Palmeiras acabou campeão, e aquele grupo contava com Luiz Felipe Soclari como técnico e Marcos como goleiro. Marcos continua no Verdão até hoje e Felipão, depois de rodar o mundo, hoje é novamente o comandante da equipe paulista.

Em 2002, a Copa Mercosul foi substituída pela Copa Sul-Americana. Nessa nova competição, Vasco e Palmeiras enfrentaram-se duas vezes, em 2008, quando a equipe carioca venceu o jogo de ida por 3 a 1 e perdeu a classificação no jogo de volta, quando o Palmeiras venceu por 3 a 0.

Agora, as duas equipes voltam a se enfrentar. Em 2011, assim como em 2008, o jogo de ida será realizado no Rio de Janeiro, enquanto a volta ocorre em São Paulo, na próxima semana. Entre esses dois jogos, as equipes se enfrentam pelo Brasileirão, no Rio de Janeiro. Na competição nacional, Vasco e Palmeiras estão empatados com 27 pontos, e os cruzmaltinos estão na frente graças ao maior número de vitórias.

Fonte: Justiça Desportiva