Futebol

Saiba risco de um clube carioca estar na Série B em 2014

As derrotas de Vasco e Fluminense neste fim de semana tornaram mais grave a situação dos dois times no Brasileiro. Ao permitirem as viradas de Ponte Preta e Vitória, respectivamente, o time de São Januário e o das Laranjeiras aumentaram para 87% o risco de um carioca cair para a Segundona em 2014. Além disso, há 22% de risco de mais de um clube do Rio disputar a Série B no ano que vem.

— A partida importante para vencer, o Vasco jogou fora. Deu a sorte de o Fluminense ter perdido em casa, mas a situação está cada vez mais crítica — analisa o matemático Tristão Garcia.

Com a zona de rebaixamento praticamente estagnada, Tristão refez as contas para a queda. Se antes o número do desafogo era 48 pontos, agora ele acredita que 47 podem salvar um time. Para o Vasco, isso representa fazer mais 14 pontos.

— Dois pontos por jogo é uma campanha de campeão. O Vasco precisa torcer pelos fracassos de Fluminense e Bahia, por exemplo. E, contra o Coritiba, vai decidir a sorte dele. Joga em casa, contra o um adversário direto. É decisivo — acredita.

A situação do Fluminense também preocupa. Nos últimos 12 jogos, o Tricolor dividiu-se entre um time com campanha de campeão e de equipe rebaixada. Hoje, tem 35% de risco de cair.

— O Fluminense fez 12 pontos em seis partidas, um desempenho de campeão, e chegou a pensar na Libertadores. Mas vem de apenas dois em seis partidas, o que é campanha de time rebaixado. Se voltar ao normal, escapa. Mas precisa reagir logo.

A situação do Botafogo é a mais tranquila. Com 53 pontos, precisa de mais 11 para assegurar posição no G-4. Se o Goiás eliminar o Flamengo na semifinal da Copa do Brasil, será ainda mais fácil conseguir vaga na Libertadores .

— Grêmio, Atlético-PR e Goiás brigam pelo G-4. Se dois deles fizerem a final da Copa do Brasil, melhor ainda para o Botafogo — analisa o matemático gaúcho.
 

Fonte: Extra