Saiba quantas vezes o Vasco sofreu desfalques em 2013 por convocações
O Internacional fez 72 jogos na temporada do futebol brasileiro em 2013. Em 18 deles – exatamente 25% – esteve desfalcado por um motivo que seria impensável nas principais ligas do planeta: teve jogadores convocados que atuaram por seus países nas chamadas datas-Fifa, os dias reservados pela entidade máxima do futebol mundial para jogos internacionais. Quando, idealmente, só seleções deveriam entrar em campo.
O número ilustra o problema que os times do País enfrentam quando a Seleção Brasileira ou as de países sul-americanos jogam. O Brasil é uma das poucas nações com relevância no futebol mundial no qual os torneios locais não param durante as datas-Fifa. É comum ver reclamações dos clubes quando seus jogadores são convocados, e às vezes o técnico da Seleção precisa "racionar" o número de atletas de cada time, para não desfigurar uma equipe em meio à disputa do Campeonato Brasileiro.
A raiz do problema das datas-Fifa está no calendário inchado do futebol nacional, que não dá oportunidades para que os campeonatos parem por uma semana – o que acontece em países como Alemanha, Inglaterra, Itália, Espanha, França, Holanda, Portugal, Turquia ou Rússia. E a situação só tem chances de apresentar alguma melhora em 2015, já que no ano que vem a prioridade é a Copa do Mundo, o que vai apertar ainda mais os clubes.
Enquanto o Brasil segue sem ter em vista a possibilidade de dar folga aos seus campeonatos quando as seleções jogam, as equipes do País sofrem. Em 18 jogos no ano, o Inter ficou sem Leandro Damião ou o uruguaio Forlán. Botafogo, Grêmio e Santos aparecem em seguida, desfalcados em 16 partidas ao longo da temporada por conta de atletas convocados.
As constantes convocações fazem com que os principais jogadores se tornem problemas para seus clubes em vez de soluções. O caso de Neymar no ano passado pelo Santos foi emblemático: o atacante desfalcou o time por mais da metade do Campeonato Brasileiro por causa de convocações à Seleção. Sem o camisa 11, o Santos tinha aproveitamento de time rebaixado; com ele em campo, os números indicavam classificação à Libertadores.
Em 2013, Neymar ficou no Santos só durante o primeiro semestre e perdeu sete partidas por causa das datas-Fifa antes de sua transferência ao Barcelona. E o problema se alastrou a outros clubes: o Corinthians, por exemplo, perdeu Alexandre Pato por quatro jogos seguidos em outubro e não fez gol em nenhum deles.
Já no Internacional, o técnico Clemer chegou a afirmar que Forlán não era titular por causa de suas constantes ausências para defender a seleção do Uruguai, o que impossibilitava o time de ter um padrão. Coincidência ou não, o campeão brasileiro Cruzeiro teve só um jogador convocado ao longo do ano: o zagueiro Dedé, que ficou fora de quatro jogos em outubro.
O Terra tentou entrar em contato com o diretor de competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Virgílio Elísio, para conversar sobre o problema causado pelas datas-Fifa, mas não obteve resposta. A entidade vem sendo pressionada pelo Bom Senso FC, grupo de jogadores que cobra melhorias no futebol, para "enxugar" seu calendário. Medidas como a redução de quatro datas dos Estaduais já acontecerão no ano que vem, mas uma ampliação desses números já foi descartada por CBF, clubes e TV Globo para 2015, mas a paralisação dos campeonatos durante as datas reservadas às Seleções ainda parecem, por enquanto, um sonho distante.
Veja as datas-Fifa de 2013
DATA TORNEIO QUE ATRAPALHOU
06/02 Estaduais
21/03 Estaduais
22/03 Estaduais
25/03 Estaduais
26/03 Estaduais
02/06 Brasileiro
05/06 Brasileiro
07/06 Brasileiro
09/06 Brasileiro
11/06 Brasileiro
14/06 Brasileiro
14/08 Brasileiro
06/09 Brasileiro
07/09 Brasileiro
10/09 Brasileiro
11/10 Brasileiro
12/10 Brasileiro
15/10 Brasileiro
13/11 Brasileiro
14/11 Brasileiro
15/11 Brasileiro
16/11 Brasileiro
19/11 Brasileiro
20/11 Brasileiro
- SuperVasco