Torcida

Saiba os 2 principais problemas que afetam o torcedor no futebol nacional

Segundo estudo divulgado pela "Pluri Consultoria", a má gestão dos clubes e os longos e extenuantes campeonatos estaduais são dois dos principais problemas que atingem o torcedor do futebol brasileiro.

De acordo com o levantamento divulgado nesta terça-feira, que foi realizado por mais de 300 especialistas de gestão e Marketing Esportivo do Brasil com o objetivo de procurar soluções e alternativas para o futebol nacional, o ambiente institucional de negócios desestruturado e ineficiente é o principal problema do futebol, com um índice de impacto de 75,2%.

O "fatiamento" dos direitos econômicos dos atletas vem logo atrás (73,9% no índice de impacto). E o modelo dos campeonatos estaduais, um dos principais motivos do surgimento do dossiê do Bom Senso F.C., completou o "pódio" com um índice de 73,8.

Outros fatores apontados pelo estudo que estão entre os dez principais problemas do futebol brasileiro são a relação entre clubes e empresários de jogadores (72,8%); não existências de mecanismos auto-reguladores ou de entidade independente focada em Gestão e Governança (72,6%); falta de valorização da figura dos clubes formadores (72,2%); salários elevados de atletas e jogadores (72%); necessidade de acordo coletivo de trabalho (71,9%); não separação entre gestores executivos e ambiente político (71,3%); TV financiando clubes e ampliando os prazos de contrato simultaneamente (71%).

Além desses, a lista de problemas que completa o Top 20 do estudo ainda tem, na seguinte ordem: distribuição excessivamente desigual das receitas de TV (68,9%); período de pré-temporada pequeno (68,8%); marketing ineficiente focado em gerar receitas para cobrir custos à curto prazo (68,8%); dependências das receitas de TV (68,6%); falta de capacitação e atualização dos profissionais do futebol (67,8%); falta de investimento em ações de marketing dos próprios clubes (67,2%); problemas com o desenvolvimento dos atletas por parte dos clubes (67%); mandatos longos dos dirigentes (66,8%); associação com violência e corrupção (66,7%); falta de punição por problemas de gestão (66,5%).

Ao todo, desses 20 problemas listados pela consultoria, nove deles estão relacionados à governança do futebol, quatro na área de finanças, três do produto futebol, dois de calendário e outros dois de qualidade do jogo.

Fonte: ESPN Brasil