Futebol

Saiba mais sobre o Expresso da Vitória que encantou o Brasil

Com nove jogadores convocados para a Seleção Brasileira, sendo que seis deles participaram da final da Copa de 50, contra o Uruguai, era fácil descobrir as razões pelas quais o Vasco passou a ser chamado de Expresso da Vitória. Formado por jogadores de excelente nível técnico e comandado pelo uruguaio Ondino Vieira, o Vasco de meados da década de 40 e início da de 50 encantou.
O apelido de Expresso da Vitória surgiu em 45, quando o Vasco conquistou o Campeonato Carioca de maneira invicta.

O Expresso monopolizou o futebol carioca até 52. Muitas foram as ocasiões em que os titulares do Vasco partiram em excursões pelo exterior e uma equipe mista, ou de reservas, apelidada de Expressinho, foi deixada para disputar alguns torneios no Rio, ou realizar amistosos de pouca repercussão.

Ápice. O apogeu do Expresso aconteceu em 48, dois anos antes da Copa do Mundo de 50, no Brasil.

A equipe conquistou no Chile o Torneio Sul-Americano de Clubes Campeões. Superando adversários como o River Plate (Argentina) e o Nacional (Uruguai), o Vasco assinalou a primeira conquista brasileira em território estrangeiro. Na época, nem a Seleção havia realizado tal façanha. O Torneio Sul-Americano, já reconhecido pela Fifa, equivale à Copa Libertadores da América.


Barbosa: para muitos, o melhor do Brasil até hoje


Barbosa: goleiro do Expresso do Vasco e da Seleção Brasileira



Príncipe Danilo

Fonte: Lance! e HP do Vasco