Futebol

Saiba mais sobre Friaça, do Expresso da Vitória

Alô galera vascaína, hoje começa uma série de matérias que nos remetem ao principal objetivo do futebol. O GOL!

Nesta série estaremos tratando dos maiores artilheiros da história do Vasco, sempre tendo o Gigante da Colina como seu clube mais marcante. Serão 11 artilheiros implacáveis, contaremos um pouco de cada um, com histórias, estatísticas e frases.

As próximas terça-feiras serão deles, os artilheiros do Vascão.

E para começar, Friaça, centroavante versátil, tinha como principal característica o oportunismo, potência no chute e a velocidade. Friaça, foi um dos destaques do \"Expresso da Vitória\", sendo sempre um dos goleadores vascaínos durante as décadas de 40 e 50. Friaça teria marcado mais de 100 gols em quase 200 jogos com a camisa vascaína, durante quase 11 anos.

Friaça, esteve presente em todos os jogos no título do Sul-Americano de Clubes Campeões de 1948. Em um dos jogos mais difíceis do torneio, Friaça marcou o gol de empate contra o Colo-Colo do Chile. Contra o anfitrião e com uma pressão de um estádio com mais de 50 mil torcedores contra o \"Expresso\", Friaça anotou um gol de cabeça, garantindo o Vasco no jogo decisivo contra o River Plate de Alfredo Di Stéfano.

Com a camisa do Vascão, Friaça, teve 3 passagens ao total, de 1943 à 1949, de 1951 à 1952 e de 1953 à 1954, sempre conquistando muitos títulos.

Em 1945 veio seu primeiro título, o Campeonato Estadual do RJ. Entre os de 1946 e 1947, diversos títulos, como o bicampeonato do Torneio Municipal (1946 e 1947) e o Estadual de 1947. No ano seguinte, o principal título de sua carreira, o Campeonato Sul-Americano de Clubes Campeões, deixando para trás o anfitrião, Colo-Colo e os poderosos, River Plate da Argentina e Nacional do Uruguai.

Apelidado de \"O homem do gol\", Friaça, ainda foi o artilheiro do Sul-Americano com 4 gols marcados. Os gols foram marcados nos confrontos contra, Nacional-URU, Municipal do Peru (2 vezes) e Colo-Colo.

Friaça ainda conquistou o Campeonato Estadual de 1952 com a camisa Cruz-Maltina, e após um empréstimo para uma equipe paulista, voltou para ser aposentar em 1954.

Final da Copa de 1950.

O único gol da seleção brasileira, na derrota para o Uruguai por 2 a 1, foi marcado exatamente por Friaça, o artilheiro do Vascão.

\"Friaça,Frases sobre Friaça.
- Quando alguém pergunta o que é Porciúncula, eu respondo: é a primeira cidade do Rio de Janeiro, a terra do Friaça – diz Jorge Lima, professor de educação física e principal responsável por manter um acervo com fotos históricas do ex-ponta-direita.

FICHA:

Nome: Albino Friaça Cardoso
Data de Nascimento: 20 de outubro de 1924
Local de Nascimento: Porciúncula - RJ, Brasil
Falecido em: 12 de janeiro de 2009
Altura: 178 cm
Posição: Atacante / Ponta-direita
Apelido: O Homem do Gol


Agradecemos ao nosso colaborador Raphael Esteves Cruz, do site Vascaínos FC pelo envio da matéria.

Você já enviou sua notícia para o SUPERVASCO.COM? Se não enviou ainda, faça-o através da seção VC no SV e torne-se um colaborador do site.

Fonte: Blog Vascaínos FC