Futebol

Saiba mais do show do Maestro Felipe na goleada do Vasco

Foi com dribles desconcertantes que o lateral Felipe se tornou em uma das principais revelações do futebol brasileiro no fim dos anos 90. Mas é com passes magistrais que Felipe, destaque absoluto do Vasco na goleada de domingo sobre o Bangu, se transforma em uma das grande figuras vascaínas na Taça Rio.

Na vitória por 4 a 0 do último domingo, Felipe ratificou sua condição de exímio passador. Além de fazer o seu, colaborou com duas assistências e ainda participou ativamente da jogada do quarto gol. Segundo dados do Footstats, só Léo Moura, do Flamengo, e Éder Luís, também do Vasco, superam o camisa 6 vascaíno no ranking de garçons entre os clubes grandes no Campeonato Carioca - ele já soma quatro passes perfeitos.

O sucesso como grande passador contrasta com os dados discretos no ranking de dribles do Carioca. Felipe é apenas o nono nesse quesito, com média de 1,9 finta por partida, contrariando o próprio início como jogador. Diante do Bangu, em seu show particular, o meia tentou apenas um drible em 90 minutos.

Felipe, por outro lado, se destacou em passes e chutes. Foram quatro arremates ao gol do Bangu, o que fizeram dele o principal finalizador do Vasco na partida ao lado de Alecsandro. O meia ainda se destacou em cruzamentos (sete) e lançamentos (dois), mas foi nos passes que ele teve seu ponto ápice.

Segundo jogador mais acionado da equipe, atrás apenas do lateral Ramon, Felipe acumulou 46 passes, sendo 36 corretos e dez errados. Para um meia que normalmente tenta jogadas arriscadas, o índice pode ser considerado muito bom. Tanto quanto a atuação do camisa 6, que não dribla tanto como em seus velhos tempos, mas continua sendo efetivo.

Fonte: O Dia