Saiba como funciona as alianças entre torcidas organizadas
No último domingo, na Arena Joinville, integrantes das torcidas organizadas do Atlético-PR e Vasco da Gama protagonizaram cenas de grande violência nas arquibancadas do estádio. Além do risco da partida pelo time paranaense estar lutando por uma vaga na Libertadores e a equipe carioca para não cair à Série B, a rixa entre as duas vem de longa data.
As torcidas de todo Brasil possuem aliadas espalhadas por Estados, onde existe o termo utilizado como “alianças”. As três mais famosas do país são “Punho Cruzado, “Dedo pro Alto” e “Punho Colado”.
A primeira, inicialmente, era formada por Torcida Jovem (Flamengo), Independente (São Paulo), Camisa 12 (Inter), Máfia Azul (Cruzeiro) e Torcida Jovem (Sport). A torcida Os Fanáticos, do Atlético-PR, só não teve amizade com a do Internacional e do Sport. Na capital gaúcha, foi aliada da extinta Super Raça (Grêmio), enquanto em Pernambuco tem relação amigável com a Gang da Ilha (Sport).
O segundo grupo, em um primeiro momento, era formado por Mancha Verde (Palmeiras), Galoucura (Atlético-MG), Força Jovem (Vasco da Gama), Torcida Jovem (Grêmio), Inferno Coral (Santa Cruz), Bamor (Bahia) e Império Alviverde (Coritiba). Essa última, entretanto, teve desavenças com as torcidas do Palmeiras e Vasco, o que resultou na saída desse grupo.
Já o terceiro é um pouco mais seleto e reduzido, com a formação sendo feita por Young-Flu (Fluminense), Fúria Independente (Paraná) e Fúria Independente (Guarani). Essas ainda mantém amizade com torcida do Marcílio Dias (SC) e Fluminense (BA).
Com o passar do tempo, essas alianças tiveram algumas torcidas saindo, outras entrando nos grupos, novas amizades sendo feitas e outras desfeitas. Mas, em si, dá para entender que as torcidas de Atlético-PR e Vasco da Gama fazem parte de grupos diferentes e com grande rivalidade. A primeira teve relação de amizade com a Torcida Jovem e Raça Rubro Negra (anos 90 e 2000, respectivamente), ambas do Flamengo, e a segunda teve com a Império Alviverde, do Coritiba (que mantém amizade com a Ira Jovem, do Vasco, Fúria Jovem e Torcida Jovem, do Botafogo no Rio de Janeiro).
Em jogos que envolviam as torcidas citadas em cada aliança, tanto Os Fanáticos quanto a Força Jovem ajudavam as suas aliadas que viajam para as suas respectivas cidades. O confronto entre elas já ocorreu, ao longo dos anos, direta e indiretamente. Até por isso, a torcida do Atlético-PR alertou as autoridades, que sabem desse histórico, da possibilidade de confronto em seu site oficial quase uma semana antes da barbárie feita no domingo, em Joinville.
Fonte: TerraMais lidas
- 0 O jeito que o Cuiabá aceita negociar Isidro Pitta, especulado no Vasco TOP
- 0 Baran: Galdames quer receber tudo que tem direito para rescindir com o Vasco TOP
- 4 Reviravolta? Agora em nova função, Souza pode ganhar mais oportunidades TOP
- 3 Payet e Coutinho juntos? Como o Felipe quer o Vasco contra o Atlético-GO TOP
- 0 Ramón Díaz teria pedido a contratação de Vegetti TOP
- 0 Pedrosa: Pedro Caixinha agrada e pode comandar o Vasco em 2025 TOP
- 0 Mídia Vascaína: O que o Vasco entende internamente sobre Alex Teixeira TOP
- 0 Com nomes no radar, Vasco mapeia o mercado e posições já estão definidas TOP
- 0 Cincinnati informa que irá exercer a compra de Orellano; Vasco aguarda TOP
- 0 Bruno Lopes treina seguidamente com os profissionais e pode ser novidade TOP