Rubens Lopes: "A Federação não é impermeável a mudanças"
Em meio a tantas cobranças, o presidente da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, Rubens Lopes, anunciou na tarde desta segunda-feira a criação de fórum para discutir nos próximos meses a viabilidade de o Campeonato Carioca ter 12 clubes numa segunda fase, na qual entrariam os quatro grandes, a partir de 2016. A ideia é reduzir o número de datas para ampliar o período de pré-temporada e também qualificar mais a competição.
O evento contou com a presença do presidente do Botafogo, Mauricio Assumpção, e do vice geral do Vasco, Antônio Peralta. Flamengo e Fluminense não mandaram representantes. A dupla, além do Cruz-Maltino, divulgou um documento em que repudiava a reeleição de Rubens Lopes, consumada na semana passada em pleito com chapa única.
O comandante da Ferj evitou garantir mudanças e optou pela cautela no discurso.
- Não disse que vou diminuir (o número de clubes). A segunda fase teria 12. É uma sugestão que vai ser levada a este fórum de debates. Se isso for um caminho, vamos ver a forma que será implementado. Muito se fala, muito se acha, mas a Federação já vinha amadurecendo uma ideia, um projeto e vamos colocar em prática com esse fórum sobre o nosso futebol - disse.
Desde 2010, o torneio conta com 16 equipes, sendo 12 consideradas pequenas no cenário estadual. A justificativa é oferecer a possibilidade de estes clubes obterem mais recursos com cotas de TV e patrocinadores por causa da visinilidade. Com o novo projeto, estes 12 lutariam por oito vagas numa primeira fase, entre dezembro e janeiro.
Rubinho informou que a entidade fechou uma parceria com uma empresa de gestão de negócios e marketing esportivo para viabilizar esta série de debater e auxiliar o trabalho de sua equipe.
- A Federação não é impermeável a mudanças. Acredito que agora teremos subsídios para fazer isso com coerência.