Romário é um veterano em estréias
Revelado pelo Vasco em 1985, Romário já passou por muitas estréias na carreira. Mas, nesta quarta-feira, quando o Cruzmaltino entrar em campo para enfrentar o América do México, pela Copa-Sul-Americana, às 21h50min (de Brasília), em São Januário, o Baixinho estará iniciando em uma nova função: De técnico, além de jogador. Mas, esta fase não deve durar muito, pois o Gênio da Grande Área já afirmou que não quer continuar como treinador.
Em seu primeiro ano de carreira, Romário demorou para deslanchar, e só foi fazer o primeiro gol como profissional em um amistoso na cidade de Nova Venécia, interior do Espírito Santos, contra o time local. Apenas 2.708 pessoas assistiram ao feito do atacante, que marcou dois gols na elástica vitória do Vasco por 6 a 0, no estádio Zenor Pedrosa Rocha.
Depois, o Baixinho chamou a atenção do PSV, da Holanda, clube pelo qual estreou no dia 6 de novembro de 1988, fazendo o gol da vitória por 1 a 0 sobre o Roda JC, válida pelo Campeonato Holandês. Em 1987, Romário foi convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira, e ele começou mal: Perdeu por 1 a 0 para a Irlanda em um amistoso.
As grandes atuações na Holanda fizeram com que o Baixinho se transferisse para o Barcelona, em 1993, mas a estréia não foi das melhores. Em um amistoso contra o Feynoord, sua equipe perdeu por 4 a 2, sem que o Baixinho tenha deixado a sua marca.
Em 1995, após ter sido o grande destaque da Seleção Brasileira que venceu a Copa de 1994 e ter sido eleito melhor do mundo pela Fifa, Romário se transferiu para o Flamengo. A estréia foi em um amistoso contra a seleção do Uruguai, no Serra Dourada. A partida terminou empatada em 1 a 1. No Fla, o Baixinho ainda faria mais duas estréias, pois se transferiu para o Valência e voltou para o clube carioca em duas ocasiões.
Na primeira delas, voltando em 1997, o Rubro-Negro venceu o Goiás por 1 a 0, em um amistoso no Mané Garrincha, em Brasília. A segunda foi contra o Operário, pela Copa do Brasil de 1998, em um novo empate, desta vez em 0 a 0.
Já em 1999, Romário caiu em desgraça no clube da Gávea após a eliminação no Campeonato Brasileiro. Então, voltou ao Vasco e reestreou pelo Time da Colina em um amistoso contra o Santa Cruz no Maracanã. O Gênio da Grande Área fez um na vitória por 2 a 0.
Após a decepção por não ter sido convocado para a Copa de 2002, Romário saiu do Vasco e foi para o Fluminense. A estréia foi bem ao seu estilo. Com um grande público no Maracanã (66.828 pessoas), o Tricolor venceu o Cruzeiro por 5 a 1, pelo Campeonato Brasileiro, no Maracanã, com dois gols do Baixinho. Em 2003, o craque se transferiu para o Al-Saad, do Qatar. Três meses depois, voltou ao time, mas não foi feliz no primeiro jogo. A equipe foi derrotada pelo Goiás, por 3 a 2, no Maracanã. Pelo menos, o Baixinho fez um.
O craque, ainda faria mais uma estréia no Vasco, ao voltar do Fluminense, em 2005, com uma vitória por 2 a 1 sobre a Portuguesa, pelo Campeonato Carioca, em São Januário. Agora, resta saber se o veterano em estréias levará o Vasco às semifinais da Copa Sul-Americana.
Mais lidas
- 0 A decisão que Pedrinho deve anunciar na coletiva desta segunda (25)
- 0 Cauan Barros se despede do Amazonas
- 0 Lista de ex-jogadores do Vasco que também treinaram o clube
- 0 Rafael Paiva encerra passagem pelo Vasco com apenas 47,3% de aproveitamento
- 0 Fernando Diniz no Vasco em 2025? Garone comenta; vídeo
- 0 Análise de Corinthians 3 x 1 Vasco pela 35ª rodada do Brasileirão