Futebol

Romário já recuperou o condicionamento físico

Um Baixinho a 1.000 km por hora.” Assim definiu o preparador físico do Vasco, Alexandre Mendes, a atual forma física de Romário. Segundo ele, o atacante está em condições de jogar os 90 minutos. No seu retorno ao clube, após ter sido liberado pela Fifa, o jogador acabou amargando o banco de reservas, uma vez que o técnico Renato Gaúcho alegou que ele não reunia condições físicas ideais. Mas se depender do preparador físico, o Baixinho só não será titular, se o treinador não quiser.

“O Romário é uma peça importante no contexto. Ele vem realizando um trabalho específico, em que ora descansa e ora trabalha em ritmo forte, como ocorreu hoje (ontem). Isso só é possível, pois o Romário é um jogador especial, sem nenhum problema no joelho e na articulação”, avaliou Alexandre Mendes.

Já sobre a possibilidade de o atacante aguentar o forte ritmo de uma partida, ainda mais com o forte calor que vem fazendo no Rio, o comandante da parte física foi incisivo.

“Ele está bem! É difícil dizer que vai jogar o tempo todo, pois existem fatores que podem causar um desgaste rápido em qualquer atleta. Sem esses fatores, ele tem condicionamento físico para jogar os 90 minutos”, assegurou Mendes, acrescentando.

“A busca pelo milésimo gol, vem fazendo com que Romário esteja se dedicando com afinco aos treinamentos físicos, coisa do qual o Baixinho nunca gostou. O ser humano tem que ter objetivos na vida e quando quer alcançar metas, acaba se dedicando mais. O Romário tem se aplicado ao máximo”, ressaltou.

Um cuidado simples que a comissão técnica vem adotando para evitar a desidratação do grupo vascaíno, devido ao forte calor que vem fazendo no Rio, é o uso da água-de-coco — rica em sais mineiras (potássio, sódio, fósforo) e vitaminas (A, B1, B2, B5 e C).

“O forte calor dos últimos dias, é um absurdo e desumano. Os atletas têm que estar bem hidratados e por isso nós damos sempre água-de-coco. Quando tem jogo, os jogadores bebem água-de-coco 24 horas antes das partidas”, explicou Mendes.

Fonte: Jornal dos Sports