Futebol

Romário volta a falar sobre sua estátua em São Januário

O tetracampeão Romário esteve nesta quarta-feira no centro de treinamento do Brasiliense, em Brasília, para assinar o contrato do seu filho, Romarinho, que jogará pelo clube candango na temporada 2013. Em entrevista coletiva, o Baixinho fez piada, cobrou oportunidades para o filho no time e não perdeu a oportunidade de alfinetar o Vasco.

- Eu falei que aqui tem pessoas de palavra, que honram o que dizem. Se é no Vasco, teria que pegar e ficar lendo - disse Romário no momento em que assinava o contrato do filho com o Brasiliense até o fim de maio de 2013. Morando em Brasília desde de 2011, quando assumiu o mandato de deputado federal, Romário comemorou a possibilidade de ter Romarinho mais perto e garantiu que vai acompanhar o desempenho do filho dentro de campo.

- Uma coisa importante pra mim também vai ser a oportunidade de conviver com ele. Quando me separei da mãe dele ainda era moleque, tinha um ano. E agora vamos ter a oportunidade de conviver por seis meses praticamente todos os dias. Isso pra mim vai ser muito bom, como pai, e principalmente como torcedor. Vou ter a oportunidade de ver de perto.

Romário só desconversou quando foi perguntado se iria acompanhar os treinos do filho no novo clube.

- Diferentemente de mim, o Romarinho adora treinar. É um profissional. Não vou dizer que venho sempre (aos treinos). Quando eu treinava, já não vinha. Imagina para ver. Mas pode ter certeza que, dentro do possível, farei esse esforço e, nos jogos aqui em Brasília, 90%, ou 100%, eu estarei presente - brincou o Baixinho. Ainda em um tom descontraído, Romário aproveitou a oportunidade para cobrar do treinador do Brasíliense, Márcio Fernandes, uma vaga para o filho no time.

- O primeiro pedido que eu tenho que fazer é para o treinador colocá-lo de titular (risos). Apesar da brincadeira, Márcio, eu sei que você é um treinador sério. E eu sei que se um dia ele tiver a oportunidade de jogar, vai ser pelos seus méritos, não porque é meu filho.

O treinador já teve a oportunidade de observar Romarinho em alguns treinos e elogiou bastante o atacante, mas não garantiu que o escalará no time titular.

- É um jogador que mostrou qualidade técnica. Se mostrou um menino bastante humilde e trabalhador. Isso é um grande passo. Mas vou tratar da mesma forma que tratei o Neymar, o Ganso, o Diego, o Robinho, quando treinaram comigo. Eu sempre usei da justiça, das coisas claras. Vamos ter calma e colocá-lo apenas no momento em que achar que está pronto mesmo. Tem que ter esse equilíbrio, essa tranquilidade - afirmou Márcio Fernandes, que trabalhou por 10 anos nas categorias de base do Santos.

Sem se preocupar com a brincadeira do pai, o jovem atacante comemorou a nova chance no futebol:

- Estou muito ansioso para estrear logo. Estou trabalhando muito forte para pegar o ritmo dos profissionais. Com a pressão eu já lido desde pequeno. Sei que é difícil, complicado, mas já estou me acostumando. Meu pai é diferenciado, não vai ter outro igual. Eu estou ainda buscando meu espaço no futebol e espero um dia fazer a minha história.

A estreia do time no Campeonato Brasiliense de 2013 está marcada para o dia 20 de janeiro, contra o Brasília, no estádio Serejão, em Taguatinga. Romário afirmou que estará presente, junto com toda a família.

- Pode escrever aí, no dia 20, meus filhos, eu, a mãe dele, a avó, os tios. Vai ter uma torcida especial aí para o Romarinho de no mínimo 20 pessoas lá do Rio. Se o técnico não colocar ele em campo, é um direito, mas vamos xingar o técnico - brincou Romário.

Polêmica da estátua: \"Não precisa cobrir por conta da chuva\" Desde que Romarinho deixou as categorias de base do Vasco na última semana, Romário vem usando as redes sociais para criticar a atual direção do clube cruz-maltino.

- Sou bastante agradecido ao Vasco por tudo que fez por mim. Quando cheguei, quando saí. Mas existiram alguns momentos em que acredito que ele não foi valorizado como deveria. Mas essas coisas fazem parte do futebol. Não é porque é meu filho. Tem outros que não são filhos de jogadores e passam por isso. É a vida. Principalmente quando você encontra como presidente do clube um cara recalcado com o pai dos outros, que é o caso do Vasco - afirmou o Baixinho.

As criticas de Romário reascenderam um movimento no clube para a derrubada da estátua do Baixinho em São Januário. Em entrevista no último sábado, o presidente Roberto Dinamite desconversou sobre a possibilidade de retirada da estátua, mas brincou dizendo que ela poderia ser coberta por conta da chuva.

- O Dinamite disse que iria cobrir a estátua por conta da chuva. Eu, de carne e osso, não pego resfriado, então acho que a estátua também não vai ter esse problema. Não precisa cobrir a estátua por conta da chuva. Mas acho que daqui pra frente temos que falar mais de Brasiliense - concluiu Romário.

Fonte: ge