Política

Romário se filia ao PSB, comete gafe e cogita candidatura política

O discurso de Romário nunca foi político, afinal o Baixinho é do tipo que fala aquilo que pensa sem muitos rodeios. Mas, agora, esse ídolo do futebol brasileiro terá de se acostumar ao posto de militante do Partido Socialista Brasileiro (PSB). E, pelo que disse nesta terça-feira, durante sua filiação oficial ao partido, já está pegando o jeito.

– Para eu ter votos, em caso de me candidatar, tenho de realizar projetos. As pessoas já me conhecem e sabem que, quando eu falo, eu cumpro – afirma o agora político.

De oficial, por enquanto, só mesmo a entrada no partido. Uma candidatura nas eleições do ano que vem não foi confirmada, mas tudo leva a crer que Romário disputará o cargo de deputado federal, puxando votos para o PSB.

– Ser candidato ano que vem pode vir a acontecer. Não preciso concorrer a cargo algum para desenvolver um trabalho de ajuda social como militante, mas, quatro anos antes da Copa, certamente eu poderia ajudar muito em caso de vencer uma eleição – diz.

O presidente do partido no Rio, Alexandre Cardoso, fez as honras e explicou que o projeto é explorar o “ícone Romário” no que diz respeito à educação.

– Queremos ampliar a participação do PSB, levá-lo às comunidades, e o Romário é um excelente caminho para isso. A população está carente de ídolos e queremos mostrar que política é para todos.

Para quem acompanhou a carreira de Romário no futebol, vê-lo entrando para a política pode ser estranho. Mas o Baixinho também custou a topar o desafio. Foram três meses de negociação com Alexandre Cardoso antes de aceitar o convite. Quem não acreditou que Romário entraria para a política não estava sozinho.

– Eu também estou surpreso. Até esta quarta-feira de manhã eu estava na dúvida ainda – confessa Romário, antes de falar sobre seu sonho na política. – Quero reativar meus projetos com crianças. Foi por isso que aceitei me filiar. Temos a escola de futebol da Vila da Penha, ligada aos centros de vocação tecnológica (CVT): criança tem de estar na escola e hoje vemos muitas abandonando o colégio.

No discurso, o recém-político Romário já está quase no ponto. Só faltou acertar o nome do partido ao qual se filiou.

– Estou muito feliz hoje, filiado ao PSDB... – soltou o Baixinho, antes de ser corrigido pelo presidente do PSB.

– No início, todo mundo troca – contemporizou Alexandre.

Outros ex-vascaínos também se preparam para as eleições. A dupla Edmundo e Eurico Miranda será a maior aposta do Partido Progressista (PP) para 2010. Se, para o ex-presidente do Vasco, política é coisa antiga, para o ex-camisa 10 tem gosto de novidade. Convidado pela partido e com o incentivo do ex-dirigente, Edmundo vai encarar as urnas no ano que vem de olho numa vaga na Assembleia Legislativa.

– O partido achou interessante convidá-lo. O Edmundo ficou muito animado e esta semana filiou-se ao PP – disse Eurico Miranda, que aposta nas propostas do Animal. – Ele tem boas ideias, um bom discurso e sua candidatura vai ser uma boa.

O ex-dirigente vascaíno buscará pela quarta vez um cargo na Câmara federal. Em 1994 e 1998 foi eleito deputado federal pelo PPB, mas, em 2002, perdeu nas urnas.

– Estou voltando porque algo precisa ser feito pelo futebol carioca, que não tem mais voz – aposta Eurico Miranda. – Tenho uma boa proposta e sei que posso fazer algo para mudar.

Fonte: JB Online