Futebol

Rodrigo Poletto frisa desgaste acentuado do time do Vasco

A sequência de jogos, principalmente decisivos, começa a cobrar seu preço ao Vasco. O primeiro a pagar foi o volante Rômulo, desfalque importante na partida da última quartafeira contra o Avaí por causa de lesão muscular. Pelo mesmo motivo, o zagueiro Anderson Martins saiu na maca daquele jogo e é dúvida para a volta na Ressacada. Justamente para amenizar a maratona, a comissão técnica resolveu levar equipe quase toda de reservas para a estreia do Brasileiro, amanhã, contra o Ceará, em Fortaleza.

Prova de que o excesso de jogos não poupa nem mesmo os mais novos. Rômulo, 20 anos, e Anderson Martins, 23, estão entre os jogadores do time que mais atuaram no ano, com 23 partidas cada, sempre como titulares. Os músculos, no entanto, não suportaram as decisões em sequência.

Prass e Ramon viajam
O volante sofreu estiramento na coxa direita em treinamento na semana passada. Já liberado pelo departamento médico, fará trabalho físico nos próximos dias e, na segunda- feira, voltará a treinar com bola. Rômulo, que não foi substituído em um jogo sequer, deve ter condições de voltar à equipe na próxima quarta-feira. A situação do zagueiro só será avaliada hoje.

Anderson fará exame de imagem para saber o grau da lesão na coxa direita.

— Em função disso tudo, decisões do Estadual, depois jogos decisivos da Copa do Brasil, os jogadores fazem partidas muito fortes, com desgaste muito grande que acarreta em lesões musculares. Por mais cuidado que se tenha, com controle após o jogo, reforço muscular, no futebol isso é normal — explicou o preparador físico Rodrigo Poletto, lembrando que o trabalho da comissão técnica e do departamento médico é minimizar efeitos e evitar que jogadores fiquem muitos jogos fora.

Mas nem todos vão escapar da maratona de quase oito mil quilômetros entre Rio-Fortaleza- Rio-Florianópolis-Rio. No grupo que viajou ontem à noite, os titulares Fernando Prass e Ramon se uniram a outros jogadores que também atuaram na quarta-feira, como Bernardo e Élton, e não terão o tempo necessário de descanso entre as partidas. Outros seguiram para o Ceará a fim de ganhar ritmo de jogo para a partida de volta contra o Avaí, como Fágner e Eduardo Costa, com chances de retornar ao time titular.

O volante, que ficou fora do último jogo por estar suspenso, admite que a prioridade é a Copa do Brasil. Mas ressalta a necessidade não perder pontos que no final do Brasileiro podem fazer falta.

— Para mim é a oportunidade de jogar e recuperar ritmo.

Tem que aproveitar para somar o máximo de pontos — afirmou o volante, cujo contrato por empréstimo ao Monaco encerra em junho. — Já estamos conversando, quero ficar, mas depende deles.

(Matéria reproduzida diretamente da versão papel do Jornal O Globo)

Fonte: Jornal O Globo